Quarta-feira, 1 de Novembro de 2017 | Horário: 15:52

Cemitérios municipais devem receber cerca de 1 milhão de visitantes no feriado de Finados

SPTrans também prepara operação especial nas linhas de ônibus que atendem equipamentos

A Prefeitura de São Paulo organizou uma força tarefa para receber aproximadamente 1 milhão de pessoas que visitarão os 22 cemitérios municipais durante o feriado de finados. Os cemitérios estarão abertos no horário regular, das 7h às 18h.

Em função do aumento de visitantes, desde setembro foram reforçados os serviços de conservação e limpeza dos cemitérios, que incluem pinturas de velórios, muros, reestruturação de calçamento e retirada do mato.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também irá monitorar o trânsito nas imediações dos principais cemitérios de São Paulo nesta quinta-feira (2). A Engenharia de Campo da CET agirá na montagem de bloqueio, alterações de sentido de circulação, orientação de trânsito, travessia de pedestres e operacionalização às particularidades de cada cemitério em diversas regiões da cidade. Confira os locais

A Sabesp irá disponibilizar carros pipa para os cemitérios com maior fluxo de visitantes na quarta-feira, caso haja necessidade do recurso. As prefeituras regionais mantêm equipes em prontidão para a execução do serviço de limpeza no entorno dos cemitérios, durante e após o horário de funcionamento.

Linhas de ônibus
Para a facilitar o deslocamento das pessoas que pretendem visitar algum dos cemitérios da cidade de São Paulo. Diversas linhas contarão com placas no para-brisa indicando as necrópoles que fazem parte do itinerário. Confira o atendimento para cada cemitério da cidade

Além das linhas convencionais, a SPTrans ativará nesta quinta-feira (2) uma linha especial para atender ao público do maior cemitério da América Latina, o da Vila Formosa. A linha 233F/10 Term. A.E. Carvalho – Term. Vila Carrão fará o transporte até o local com oito ônibus. A linha será tarifada normalmente e aceitará o Bilhete Único. Outras dez linhas de ônibus municipais terão seus itinerários desviados.

Atualização de cadastro
Durante o feriado, os concessionários de terrenos (concessionários de túmulos) poderão contar com os servidores responsáveis pelo Setor de Concessão para que atualizem seus endereços nas administrações dos cemitérios.

Nos cemitérios públicos, é responsabilidade da família concessionária manter a limpeza e conservação dos seus túmulos. Dentro deste contexto, o Setor de Comisso do Serviço Funerário do Município de São Paulo monitora áreas que podem estar abandonadas, analisando sepulturas que apresentam sinais de descuido e ausência de manutenção, contribuindo negativamente para a conservação do espaço público. Leia mais sobre o assunto

A estimativa é que existam hoje cerca de 500 sepulturas consideradas em abandono físico em 17 cemitérios.

Melhorias
O Serviço Funerário do Município já investiu R$ 1.041.750,98, de janeiro a agosto, para reverter minimamente a situação de abandono encontrada nos 22 cemitérios e no crematório da cidade, como mato alto, lixo acumulado e até falta de iluminação nos locais onde são realizados os velórios.

A segurança nos cemitérios foi reforçada graças a uma parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que tem aumentado o número de rondas periódicas em todos os cemitérios, agências, velórios e no crematório.  A GCM realizou, no primeiro semestre, mais de 11 mil rondas nos cemitérios públicos, quase o dobro em todo o ano de 2016, que totaliza 6.926 rondas.

Atualmente, o Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) estuda a colocação de câmeras nos cemitérios municipais como parte das ações do programa City Câmeras, uma parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU).

Também está em andamento uma parceria com o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) para melhorar a iluminação dos cemitérios e seus respectivos estacionamentos em pelo menos 10 cemitérios neste ano.

Muito ainda precisa ser feito. Por este motivo, a atual gestão entende que a melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados à população será obtida com a concessão dos serviços ao setor privado. O primeiro passo foi dado em junho, com o lançamento pela Prefeitura do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que servirá de base para a elaboração da licitação que vai conceder os cemitérios e o crematório à iniciativa privada, mantendo a gratuidade dos serviços à população mais carente.