Notícias

Cemitério São Pedro recebe primeiro bloco do cemitério vertical

Obra finalizada terá mil gavetas e faz parte do Plano de Contingenciamento Funerário

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo, por meio do Serviço Funerário Municipal, entrega nesta sexta-feira, 22, o primeiro bloco do cemitério vertical com 338 gavetas. A obra finalizada terá mil gavetas e está instalada no cemitério São Pedro.
A ação aumenta a capacidade de sepultamento sem alterar a estrutura física dos cemitérios e agiliza o processo de enterro, além de atender às exigências ambientais e evitar a contaminação do solo.
O cemitério vertical é composto por uma base metálica com compartimentos, nos quais são inseridos os lóculos, que são fabricados em fibras de vidro e resina a base de garrafa pet reciclada – são utilizadas 176 garrafas pet para cada lóculo.
A tecnologia utilizada possibilita o tratamento dos gases resultantes da decomposição dos corpos, além de permitir que o Serviço Funerário acompanhe os índices de umidade, pressão e temperatura de seu interior.
A estrutura externa é feita com ecogranito, que tem como matéria base a fibra do coco, garrafa pet reciclável e bagaço de cana de açúcar. Tanto as gavetas onde vão os corpos, quanto o revestimento de ecogranito, são certificados com selo verde de ecoprodutos.
O contrato emergencial contempla os serviços de sepultamento e exumação, que serão prestados pela empresa Evolution Tecnologia Funerária Eireli EPP no valor de R$ 2.658.814,00. O projeto faz parte do Plano de Contingenciamento Funerário. 

(Atualizado às 17h51)

Ações do documento

Vídeos

SPlica - Retomada consciente na fase amarela