Notícias

CEMEI Andaguaçú irá atender 244 crianças no Campo Limpo

Unidade foi entregue em abril deste ano e possui horário de funcionamento definido em parceria com os pais, para melhor atendê-los

De Secretaria Especial de Comunicação

O prefeito Bruno Covas e o secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider visitaram nesta sexta-feira (9) as instalações do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Andaguaçú, na região do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo.

"Fico feliz por poder entregar uma obra como esta, mas esta escola não é minha, não é da Prefeitura, mas é da população da cidade de São Paulo. Quanto mais as pessoas se apropriarem e participarem do dia a dia e da escola, quanto mais os pais e a comunidade se envolverem, eu tenho certeza que vai facilitar e ajudar  muito a educação das nossas crianças", disse o prefeito.

Este tipo de equipamento alia, em um mesmo local, um Centro de Educação Infantil (CEI), que atende crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), para as crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos).

A escola, entregue à população em 16 de abril, conta atualmente com 132 crianças matriculadas e a projeção é que a capacidade seja ampliada para atender 244 alunos em 2019. "É uma alegria para nós entregar uma escola, mas também é bom olhar como funciona este processo todo. Conseguimos retomar obras, como essa aqui para atender mais crianças. Isso é investir onde se precisa e construir um futuro a partir das crianças", afirmou Schneider. 

Para melhor atender às necessidades dos pais, o horário de funcionamento das creches foi definido em parecia com eles. O CEI fica aberto das 8 às 18hs e a EMEI, das 7 às 19hs.

O CEMEI Andaguaçú tem 9 salas de aula (sendo 3 berçários com trocador), solário, brinquedoteca, lactários, banheiros adaptados e um grande parque externo, com cerca de 800 m², além de elevador e banheiros adaptados.

As crianças do CEI recebem cinco refeições diárias (desjejum, colação, almoço, lanche e refeição da tarde) e as do EMEI comem duas vezes por dia (lanche e refeição). A unidade tem 22 Professores de Educação Infantil (PEIs) e 9 Professores de Educação Infantil e Fundamental (PEIFs)

A Rede Municipal de Ensino tem, atualmente, 14 CEMEIs, que atendem hoje cerca de 5.642 alunos. A Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo tem 333 unidades de Educação Infantil, com 72.345 alunos, divididos em 263 CEIs, 59 EMEIs e 11 CEMEIs. Os outros CEMEIs estão localizados na região de Capela do Socorro (2) e Butantã (1).

Desde o início de 2017 foram entregues 26 creches à cidade. Outras 25 estão em construção. Além disso, 265 novos convênios foram assinados e outros 657 atendimentos foram ampliados. Atualmente, 548.040 crianças estão matriculadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

Vídeos

Plano de combate ao mosquito Aedes Aegypti