Domingo, 22 de Abril de 2018 | Horário: 12:56

CEI Priscilla Telles Siqueira Balotta de Oliveira é inaugurado na Zona Norte

Creche, localizada no distrito da Cachoeirinha, tem capacidade para atender 123 crianças de 0 a 3 anos
701126-CEI Priscilla Telles Siqueira Balotta de Oliveira . Cachoeirinha

O prefeito Bruno Covas inaugurou neste domingo (22) o Centro de Educação Infantil (CEI) Priscilla Telles Siqueira Balotta de Oliveira, no distrito da Cachoeirinha, na Zona Norte da capital. A unidade tem capacidade para atender 123 crianças de 0 a 3 anos.

"Nós temos um grande desafio na cidade de São Paulo que é acabar com a fila de espera por creches. Nós temos o compromisso de criarmos, em quatro anos, 85 mil vagas aqui na cidade de São Paulo, seja por meio de prédios da Prefeitura ou por convênios, como este aqui", disse o prefeito Bruno Covas.

Com a estratégia de ampliação de atendimento da Prefeitura, a Cachoeirinha teve, desde março de 2017, 1.332 novas vagas criadas e registrou queda de 58,4% na demanda por creche. “Pela primeira vez foi elaborada uma estratégia regionalizada, que prioriza áreas vulneráveis. A inauguração do CEI Priscila Telles Siqueira é resultado desse trabalho, que tem como foco quem mais precisa”, afirmou o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

O CEI Priscilla Telles Siqueira Balotta de Oliveira conta com sete salas de aula, área própria para banho de sol dos pequenos, parque e sala de recreação. A unidade também dispõe de cozinha e refeitório, onde são servidas cinco refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) em uma jornada de dez horas de atendimento.

A unidade acolhe crianças nas faixas etárias de Berçário 1 (menos de 1 ano) e 2 (1 ano) e Minigrupos 1 (2 anos) e 2 (3 anos). O corpo docente é formado por 13 professores e mais oito funcionários no quadro de apoio. A unidade, localizada na Rua Gil Vicente, 129, na Vila Dionísia, é administrada pelo Instituto Ação e Proteção, que recebe repasse mensal da Prefeitura de R$ 77.587,73.

Menor demanda da história
No último mês de março foi registrada a menor demanda por vaga em creche na rede municipal. Em 31 de março deste ano, a fila era de 57.819 mil pedidos, 30 mil a menos que o mesmo período no ano passado. Ou seja, uma queda de 34% em relação a 2017.

A criação de vagas também foi recorde. Foram matriculadas mais 27,5 mil crianças de zero até três anos em Centros de Educação Infantil (CEIs) de janeiro de 2017 a março deste ano. Além disso, mais 90 convênios foram assinados, o que deve criar mais 14,2 mil vagas. Também foram retomadas 26 obras de unidades de Educação Infantil, sete delas já inauguradas.