Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020

CEI Coronel Geraldo de Arruda Penteado desenvolve projeto de contação de histórias com tradução em LIBRAS

Ação envolveu a participação de educadoras desde a confecção dos personagens com materiais recicláveis, até a edição e tradução da história

No início de julho, a equipe de professores do Centro de Educação Infantil (CEI) Geraldo de Arruda Penteado publicou em sua página no Facebook uma contação de história com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A história escolhida foi a “Boca do sapo” (abre link externo), extraída do canal de vídeo Varal de Histórias, no Youtube, que envolveu o trabalho técnico de várias pessoas para chegar ao resultado final. Educadoras da unidade confeccionaram os personagens utilizando materiais recicláveis, além de realizarem a interpretação de libras e edição de vídeo.

Essa iniciativa foi um passo importante para a equipe docente, tanto pela tradução da história, quanto pelo uso dos materiais reciclados, pois o Projeto Político Pedagógico da Unidade Educacional deste ano aliou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Agenda 2030 da ONU, ao Currículo da Cidade e a Matriz de Saberes.

Além da realização deste trabalho, outras propostas foram colocadas em prática desde o início do ano letivo, tais como: a ampliação das áreas verdes do CEI com a reestruturação de espaços ociosos; o plantio de novas árvores e plantas no quintal da unidade e a valorização da diversidade humana, por meio de ações cotidianas de incentivo ao respeito às diferenças.