Quarta-feira, 4 de Julho de 2018 | Horário: 16:14

CCInter M´Boi Mirim oferece atividades gratuitas para crianças e adultos

Dança, esportes, artesanato, corte e costura, entre outras práticas, fazem parte da programação do centro de convivência localizado na Zona Sul
1108820-Visita ao Centro de Convivência Intergeracional

Crianças, adolescentes, adultos e idosos têm um espaço para frequentar e praticar os mais variados tipos de atividades no Centro de Convivência Intergeracional M´Boi Mirim (CCInter), na Zona Sul da capital. O local oferece aulas gratuitas de balllet, danças urbanas e contemporâneas, além de capoeira, percussão, judô e vôlei, entre outras práticas. A população pode contar, ainda, com cursos profissionalizantes como manicure, cuidador de idosos e confeitaria.

O CCInter M´Boi Mirim ocupa um espaço cedido pelo Governo do Estado. O centro é mantido com verba municipal e administrado pela ONG Social Bom Jesus. Recebe, diariamente, 1.020 pessoas, com o objetivo de fortalecer as relações entre as diferentes faixas etárias, favorecendo a troca de experiências, promovendo a valorização cultural e desenvolvendo a sociabilidade, além de reforçar a cidadania e a igualdade social.

A equipe de profissionais do centro é composta por um gerente (assistente social) e técnicos como assistentes sociais, educadores físicos pós-graduados em Pedagogia e com formação em música, dança, judô, artesanato e corte e costura.

Lá são assistidas pessoas a partir de seis anos de idade com os seguintes critérios:

- Pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;

- Em situação de isolamento em suas expressões de ruptura de vínculos, desfiliação, solidão, apartação, exclusão, abandono;

- Em situação de vulnerabilidade social e/ou risco pessoal;

- Com vivência de violência e, ou negligência;

- Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos;

- Em situação de acolhimento;

- Egressos de cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto,

- Egressos ou vinculados a programa de combate a violência, abuso e/ou exploração sexual;

- Egressos de medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA;

- Em situação de rua;

- Em situação de vulnerabilidade em consequência de deficiências.

Os cursos profissionalizantes são realizados pelo Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) para munícipes entre 16 e 59 anos. As aulas, que ocorrem das 13h às 21h, de segunda a sexta-feira, com duração de seis meses. Os interessados em participar devem obter informações pelo telefone 5832-2269.

Para praticar atividades no CCInter M´Boi Mirim é necessário dirigir-se ao local e obter a relação de documentos necessários para a inscrição gratuita.

Existem outras unidades do CCInter em São Paulo: uma segunda também na região do M´Boi Mirim, e em Cidade Ipava, além das situadas em Cidade Ademar, Campo Limpo, Jaçanã e Parque Novo Mundo.