Sexta-feira, 3 de Julho de 2020 | Horário: 19:28

Cates deixam de atender pedidos de requerimento do auxílio emergencial

Com o fim do prazo para solicitar o benefício do Governo Federal, unidades passam a atender ao público das 10h às 14h, a partir de segunda-feira (6)

As 15 unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura, que foram reabertas em abril, deixaram de realizar o pedido para requerer o auxílio emergencial nesta sexta-feira (3). Com o fim do prazo estabelecido pelo Governo Federal, ocorrido quinta-feira (2), os postos do Cate se voltam exclusivamente para a habilitação do seguro-desemprego, passando a atender das 10h às 14h, a partir de segunda-feira (6).

Mais de 8 mil pessoas passaram pelas unidades da rede para realizar o requerimento do auxílio emergencial desde abril. Por volta de 43% do público atendido conseguiu solicitar o serviço por estar dentro do perfil para receber o benefício do Governo Federal. Os demais atendimentos foram feitos a pessoas que já tinham o requerimento e precisavam de alguma orientação ou não atendiam aos critérios para receber o benefício. As unidades do Cate Itaquera e Jaçanã, respectivamente nas zonas Leste e Norte, foram as que mais fizeram a solicitação do auxílio emergencial, totalizando em torno de 3 mil atendimentos.

A habilitação do seguro-desemprego continua ocorrendo mediante agendamento feito pela central 156 ou portal do serviço, que orienta a população sobre os documentos necessários e também oferece a opção de realizar o pedido pelo portal do Governo Federal, quando o cidadão tem acesso aos recursos tecnológicos.

Tem direito ao benefício do seguro-desemprego o trabalhador formal e doméstico, dispensado sem justa causa. O trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador também tem direito.

Processo seletivo on-line

Os candidatos que buscam recolocação profissional e se dirigiam às unidades do Cate para atendimento presencial, podem participar dos processos on-line organizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Já foram oferecidas mais de 5 mil vagas desde março, quando iniciou a quarentena e os postos tiveram que fechar em decorrência da pandemia pelo coronavírus.

Os processos seletivos são divulgados pelas redes sociais e portal da Prefeitura de São Paulo www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento. Um site é disponibilizado para inscrições e envio do currículo atualizado e com prazo para o cadastro. As equipes do Cate fazem a pré-seleção dos candidatos que atendem às exigências das empresas contratantes e encaminham os trabalhadores para as demais fases do processo seletivo, que podem incluir provas e entrevistas. Mais de 40 mil currículos foram recebidos neste período.

Suporte a empreendedores

Para apoiar os microempreendedores, a Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está atendendo os donos de negócios da capital por meio de uma central telefônica, além do e-mail e whatsapp.

Pelos canais de atendimento, o empreendedor consegue tirar dúvidas sobre emissão de nota fiscal e outros documentos, além de fazer a formalização do seu negócio como MEI – Microempreendedor Individual.

Confira todas as orientações que são oferecidas:
Formalização do MEI - Microempreendedor Individual;
Declaração Anual do Simples Nacional;
Alteração de CNAE -Classificação Nacional de Atividades Econômicas;
Cancelamento do cadastro do MEI;
Parcelamento do DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional;
Emissão da senha Web;
Configuração de Nota Fiscal Paulista;
Consulta do CCM - Cadastro de Contribuintes Mobiliários, CCMEI - Certificado de Condição de Microempreendedor Individual e CNPJ
Orientações sobre linha de crédito do Banco do Povo

Abaixo, confira os telefones de atendimento:
WhatsApp: (11) 9 9708-5130, (11) 9 9449-1311 e (11) 9 4284-6067
e-mail: atendimento@adesampa.com.br

Agendamento

Central 156 ou pelo portal https://sp156.prefeitura.sp.gov.br
Atende todos os dias, durante as 24h.

Documentos a serem apresentados nas unidades do Cate:

Seguro-Desemprego:

Para o Trabalhador Doméstico:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

Para o Trabalhador Formal:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

6. Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;

7. Requerimento do Seguro-Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web)

Unidades do Cate

Zona Norte