Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018 | Horário: 09:38

CATe oferecem vagas de emprego, cursos profissionalizantes e orientações para o empreendedorismo

São 24 unidades espalhadas por todas as regiões da cidade para atender cidadãos que buscam orientação e inserção no mercado de trabalho, além de promover ações de fomento ao empreendedorismo e autoemprego

Os Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) são as unidades da Prefeitura de São Paulo responsáveis pelo atendimento aos cidadãos que buscam orientação e inserção no mercado de trabalho. Administrados pela Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo, os locais captam, cadastram e oferecem aos desempregados e trabalhadores em situação de vulnerabilidade vagas para reinserção no mercado de trabalho, além de promover ações de fomento ao empreendedorismo e autoemprego.

São 24 unidades espalhadas por todas as regiões da cidade. Para o atendimento, é necessário ter 14 anos ou mais e apresentar o RG, CPF, a carteira de trabalho e o número do PIS. Caso o trabalhador não possua PIS, o número deste documento será gerado no primeiro atendimento.

Após fazer o cadastro, os profissionais dos Centros de Intermediação de Mão de Obra inserem as informações fornecidas pelo trabalhador no Portal Emprega Brasil, onde é feito o cruzamento dos dados dos candidatos com as vagas disponíveis no banco de dados, permitindo, de forma ágil, prática e segura, identificar e localizar as vagas de emprego mais adequadas ao perfil do candidato.

Durante o atendimento, caso exista uma vaga de emprego compatível com o perfil profissional do trabalhador, ele receberá uma carta de encaminhamento para participar dos processos seletivos. A seleção é realizada na própria unidade do CATe, por uma equipe de psicólogos e selecionadores experientes, preparados para aplicar processos seletivos adequados aos critérios exigidos para o preenchimento das vagas.

Os trabalhadores cadastrados no CATe também poderão receber ligações para participar de processos seletivos ou para inscrições de cursos de capacitação.

Além do encaminhamento ao emprego, as unidades prestam atendimento para a formalização do Microempreendedor Individual (MEI), orientação trabalhista e previdenciária para pessoa física e microempreendedor individual e presta atendimentos em programas sociais voltados à inserção socioeconômica e de apoio do trabalhador e/ou de fomento ao empreendedorismo.

Veja abaixo detalhes de outros serviços:

Documentos necessários para a habilitação do seguro-desemprego:
• Requerimento do seguro-desemprego SD/CD (02 vias web)
• RG, CPF, carteira de trabalho
• Termo de Rescisão de Trabalho (TRCT)
• Termo de Quitação (TQRCT) - quando o trabalhador tem menos de um ano na empresa
• Termo de Homologação (THRCT) - quando o trabalhador tem um ano completo ou mais na empresa
• Extrato do FGTS (Fundo de Garantia)

Oficinas de Orientação ao Trabalho:
Todas as quartas-feiras, das 9h às 10h, algumas unidades do CATe oferecem as Oficinas de Orientação ao Trabalho. A ação gratuita tem o objetivo melhorar o perfil pessoal e profissional dos trabalhadores que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Essa atividade é considerada apenas de orientação e não oferece título de curso ou capacitação profissional.

Emissão da carteira de trabalho:
A carteira de trabalho é emitida para todos os solicitantes com idade igual ou superior a 14 anos. O munícipe deve apresentar os documentos: RG, CPF e foto 3x4. Para emissão de 2ª via, em casos de extravio, furto, roubo ou perda, é necessário também apresentar o boletim de ocorrência (BO) ou declaração de próprio punho, sob as penas da lei.

A 2ª via é emitida somente em caso de extravio, furto, roubo, perda, continuação ou danificação, entendendo-se por danificação a falta de fotografia, rasura, ausência ou substituição de foto, ausência de página ou qualquer situação que impossibilite a utilização normal da CTPS.

Atendimento às empresas | Central de Captação de Vagas - CATe Central:
Esse atendimento é realizado somente na unidade do CATe Central – Avenida Rio Branco, 252 – Campos Elísios. Empresas interessadas em disponibilizar vagas de emprego contam com a Central de Captação de Vagas, que atua internamente por meio de seus captadores.

Os empregadores também podem cadastrar vagas nos CATe por meio do telefone (11) 3397-1507 ou pelo e-mail: solicitacaodevagas@prefeitura.sp.gov.br