Segunda-feira, 15 de Junho de 2020

Cate Campo Limpo passa a atender agendados para habilitar o seguro-desemprego e pedir o auxílio emergencial

Horário: 00:00
Mais de 5 mil pessoas são esperadas nesta semana nas 14 unidades da rede voltadas a viabilizar o acesso aos benefícios

A Prefeitura espera atender por volta de 5,5 mil pessoas nesta semana em busca de habilitar o seguro-desemprego ou requerer o auxílio emergencial do Governo Federal nos postos do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. Para ampliar o atendimento e reduzir a circulação pela cidade, a população da região Sul contará com o Descomplica Campo Limpo, que também prestará o serviço agendado pela central 156 ou pelo portal https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. O atendimento nos postos do Descomplica, que contam com equipes do Cate, atendem em horário reduzido, das 10h às 14h.

“Já atendemos mais de 30 mil pessoas, desde que retomamos o atendimento parcial nos Cates, em abril. Diante da pandemia pelo coronavírus, é importante que a população carente possa ter acesso aos benefícios do seguro-desemprego e ao auxílio emergencial com segurança. Assim ampliamos, junto com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, mais uma unidade de atendimento como opção para o usuário poder resolver o serviço mais próximo de casa”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Para esta segunda-feira (15), 1.280 pessoas devem passar pelas 14 unidades do Cate. A maioria irá buscar a habilitação do seguro-desemprego ou resolver pendências para liberar o recebimento do benefício. Por volta de 130 pessoas são esperadas para requerer o auxílio emergencial.

Na semana anterior, 5.220 pessoas foram atendidas, 89% voltado ao seguro-desemprego. Por volta de 500 buscaram fazer o pedido do auxílio emergencial. O serviço é o que tem a maior taxa de desistência do agendamento, em média 40%. “Quando não há o comparecimento na unidade e o serviço não é cancelado na Central 156, essa vaga fica ocupada, inviabilizando que o atendimento seja oferecido a outras pessoas. Por isso é importante que haja essa comunicação quando o cidadão consegue resolver o pedido sem precisar ir ao Cate”, reforça Aline Cardoso.

Como agendar

Os serviços da central 156 da Prefeitura de São Paulo realizam o agendamento via telefone ou pela internet no portal por este site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. Durante o atendimento é possível escolher a unidade mais próxima de casa. O serviço funciona todos os dias semana, 24 horas. Já foram agendadas mais de 88 mil pessoas, a maioria via telefone. As cinco unidades do Descomplica, que atendem para habilitar o seguro-desemprego e requerer o auxílio emergencial, atendem entre às 10h e 14h e os demais endereços do Cate, das 8h às 17h.

.

Agendamento
Central 156 ou pelo portal https://sp156.prefeitura.sp.gov.br

Atende todos os dias, durante as 24h.

Documentos a serem apresentados nas unidades do Cate:

Para quem agendou serviços de seguro-desemprego:

Para o Trabalhador Doméstico:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

Para o Trabalhador Formal:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

6. Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;

7. Requerimento do Seguro-Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web)

Para quem agendou a solicitação do Auxílio Emergencial:

1. Documento de Identificação com foto;

2. Número do CPF;

3. Aparelho de celular com número ativo para recebimento do código de validação.

4. Caso não seja o único solicitante de seu grupo familiar, apresentar também o número de CPF e data de nascimento das pessoas que compõem seu grupo familiar

Unidades do Cate com atendimento emergencial

Zona Norte
Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95