Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019 | Horário: 11:01

Casa Lar para crianças e adolescentes é inaugurada na Zona Norte

O espaço oferece acolhimento e proteção integral a jovens em situação de risco pessoal, social e de abandono
1051762-Visita inaugural do Serviço Casa Lar Maria Paola

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, inaugurou nesta quarta-feira (20) a Casa Lar Maria Paola II, na Zona Norte. O equipamento oferecerá acolhimento e proteção integral para dez crianças e adolescentes, com idade até 17 anos, preferencialmente grupos de irmãos, e com possibilidade remota de retorno ao convívio familiar. A iniciativa faz parte do plano estratégico de políticas públicas do governo municipal.

O serviço é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio de parceria com a Associação Aliança de Misericórdia. No equipamento, as crianças e adolescentes serão atendidos por uma equipe de profissionais composta por educadores/cuidadores, além de técnicos em assistência social e psicólogos.

A Casa Lar conta com quatro quartos, sala de estar e jantar, cozinha, banheiros e dormitórios adaptados, área externa, e deverá funcionar como uma residência familiar. Os acolhidos terão uma rotina com atividades escolares, participação em cursos e inserção no mercado de trabalho, entre outras atividades vinculadas à comunidade local, inclusive nas decisões sobre a rotina da casa, na busca por autonomia e consciência social.

“O principal objetivo do serviço Casa Lar é acolher e garantir proteção integral à criança e ao adolescente em situação de risco em unidades residenciais, priorizando o acolhimento de grupos de irmãos, o que proporciona uma aproximação à estrutura familiar e a manutenção do vínculo afetivo”, explica o secretário da SMADS, Jose Castro.

Os casos serão encaminhados, prioritariamente, pelas unidades dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs), espalhadas por todas as regiões da cidade. O processo de transferência será analisado pelas equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de cada região, que irão definir se as situações apresentadas têm o perfil adequado para esta modalidade de acolhimento.

Atualmente, a rede socioassistencial da SMADS atende 2.365 crianças e adolescentes nos SAICAs e 95 em Casas Lares. Todos os equipamentos têm características residenciais, sem placas de identificação e com endereços sigilosos, para a preservação da identidade e integridade dos acolhidos.