Terça-feira, 11 de Junho de 2019 | Horário: 20:19

Casa de Cultura Vila Guilherme ganha ampliação e reforma

Chamado de Casarão, equipamento comemora 3 anos de atendimento à população nesta terça-feira (11) e recebeu adequação que inclui até área para skate
1306620-Entrega das Obras de Adequação da Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão

Completando 3 anos de existência nesta terça-feira (11), a Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão – inaugurada em 11 de junho de 2016 – acaba de ser completamente reformada.

Além da manutenção e conservação, a unidade teve as dependências ampliadas, para oferecer ainda mais opções à população.

O prefeito Bruno Covas, acompanhado do secretário Municipal de Cultura, Alexandre Youssef,  esteve no local e vistoriou os serviços feitos. As intervenções no equipamento contemplaram a criação de salas multiuso, duas salas para áudio, área de skate, vestiários masculino e feminino e implantação de copa, além da troca da cobertura do prédio principal e da calha e substituição do sistema captação de águas pluviais. O investimento total da obra foi de R$ 806.050,23.

“Neste ano tivemos a oportunidade de entregar a vigésima casa de cultura na cidade. Lá em Parelheiros. O único equipamento cultural de aquela região. Mas tão importante quanto inaugurar uma nova obra é colocar para funcionar aqueles equipamentos que já existem. Só agora, em junho e julho serão mais cinco casa de cultura como esta, que serão reformadas”, declarou o prefeito Bruno Covas. “Serão ao todo 44 equipamentos culturais reformados nestes dois anos, de 2019 e 2020. São locais que acabam deixando de ter frequentadores por falta de manutenção”, explicou. “Cultura não é só entretenimento. Cultura é acima de tudo geração de renda e é por isso que investimos em casas de cultura, para capacitar a população, em especial, os jovens de periferia, que sofrem com o desemprego e a cultura é uma das formas estratégicas que nós temos para reverter essa grande diferença que temos de oportunidades, essa grande distância social que ainda existe na cidade de São Paulo.”

Entre as atividades culturais previstas, encontram-se oficinas de capoeira e dança do ventre, produção musical, exposição de pintura em tela, dança do ventre e visita guiada percorrendo o espaço e contando os principais fatos históricos, da construção do prédio até a atualidade.

Na ocasião da visita, várias oficinas estavam sendo realizadas, como “Iniciação Teatral”, “Dança do Ventre” e “Percussão Africana”. Ao longo da noite, o local ainda teve aula de capoeira infantil, danças urbanas, oficinas de espanhol, de produção musical, oficina de tango, projeções no telão e outras atividades.

Sobre a Casa de Cultura

A Casa de Cultura Municipal Vila Guilherme – Casarão é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurada em 11 de junho de 2016 e localizada no bairro da Vila Guilherme. O prédio, tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), conta com 3.000 m² e 16 salas multiusos, além de uma ampla área externa e pátio interno. As atividades oferecidas no espaço buscam atender a demanda da comunidade com oficinas, apresentações culturais, debates, saraus, exibições de filmes, entre outros.

O Casarão foi construído em 1924, para abrigar o Grupo Escolar de Vila Guilherme, que depois veio a se chamar Grupo Escolar Afrânio Peixoto, o prédio funcionou como escola até 1970. Em 1977, o Casarão se tornou sede da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme e, em 2016, passou a integrar os equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, sendo denominado oficialmente Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão.