Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020 | Horário: 12:21

Cartão incentiva adoção de cães e gatos idosos

Benefício é uma ferramenta importante, criada para mudar a realidade e oferecer esperança aos cães abrigados no Centro Municipal de Adoção

Como forma de incentivar a adoção de cães e gatos idosos que vivem hoje no Centro Municipal de Adoção, a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) lançou neste ano o cartão Cuida Bem - Idoso, uma ferramenta importante, criada para mudar a realidade e oferecer esperança a nossa turminha especial. São considerados idosos os cães e gatos com idade a partir de 8 anos.

"Adotar é uma chance de recomeço ao animal escolhido. É trazer luz a uma vida que se apaga a cada dia", ressalta a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.

O munícipe que adotar um cão ou gato idoso no Centro Municipal de Adoção receberá o cartão Cuida Bem – Idoso, que permitirá atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer uma das unidades dos Hospitais Veterinários Públicos da capital. A única obrigatoriedade é que o tutor resida em São Paulo e que a adoção seja realizada no Centro Municipal de Adoção.

Boa parte dos animais que esperam por uma família nas dependências da Cosap é composta hoje por animais  adultos, idosos, portadores de doenças crônicas. São animais com uma bagagem triste de abandono e maus tratos. Muitos chegaram ainda filhotes, mas por não atenderem ao perfil procurado pela maioria das famílias, aguardam há mais de dez anos pelo grande dia. Que tal considerar uma adoção especial?

Vantagens de adotar um animal adulto:

• Já cresceu e sabemos o tamanho que ele vai ficar
  • Já se conhece o temperamento
  • Menos bagunça/destruição de objetos
  • São mais resistentes às doenças

Adote!
A adoção é um dos pilares de atuação da COSAP e, sem dúvida, uma atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil. Isso porque o alojamento municipal não é um lar definitivo, ao contrário, a estadia deve ser de curta permanência. Esses animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis. Todos ansiosos pelo grande dia em que serão adotados!

Além disto, há filas de espera na DVZ para remoção de animais em vias públicas ou remoção por determinação judicial (casos de acumuladores, maus tratos, etc.). Novas entradas só são possíveis à medida que os animais alojados sejam adotados.

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

Conheça nossos animais e ajude divulgá-los. Aqui você encontra filhotes e adultos, de diferentes portes, cores e pelagens, além dos animais especiais:

ANIMAIS PARA ADOÇÃO

ADOTADOS