Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

Cartão de Estacionamento já pode ser solicitado pela internet

Solicitação do benefício agora pode ser feita pelo portal SP156. Processo agora é digital, e cartão é impresso por meio do site
748893-Cartão de Vaga Especial para pessoas com deficiência na internet

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), dá mais um importante passo para modernizar seus processos, reduzir a burocracia e melhorar a qualidade de seus serviços.

A partir de agora, é possível solicitar e imprimir o Cartão de Estacionamento em vagas especiais de forma 100% eletrônica pelo portal sp156.prefeitura.sp.gov.br. O benefício é gratuito e contempla idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção ou comprometimento de mobilidade.

Para obter o Cartão de Estacionamento, basta acessar o site, cadastrar os dados pessoais do solicitante e encaminhar cópia dos documentos indicados. Pelo número do protocolo é possível acompanhar o andamento do pedido e, uma vez aprovado, imprimir o cartão. Um QRCode no documento assegura a verificação por parte dos agentes municipais.

Antes, era preciso comparecer pessoalmente a um dos postos de atendimento ou enviar a cópia da documentação pelo correio. Esta iniciativa traz mais conforto e agilidade para o cidadão.

O Cartão de Estacionamento dá direito à utilização de vagas especiais devidamente sinalizadas com o Símbolo Internacional de Acesso em estabelecimentos comerciais e espaços públicos.

Embora a autorização seja de responsabilidade do município, a permissão é válida para todo o território nacional e contempla veículos conduzidos ou que transportem pessoas nestas condições.

Para mais informações sobre os procedimentos relacionados à solicitação do cartão de estacionamento, acesse sp156.prefeitura.sp.gov.br.

PASSO A PASSO

1) Solicitar o serviço no Portal de Atendimento SP156 https://sp156.prefeitura.sp.gov.br

3) Ler e concordar com o termo de aceite eletrônico;

4) Anexar o comprovante de residência atual em nome do requerente (caso esteja em nome de terceiro, digitalizar o comprovante de vínculo ou a declaração de residência no mesmo arquivo) e clicar "enviar";

5) Anexar o documento de identificação e clicar "enviar";

6) No caso do Cartão Defis, anexar atestado médico atual e clicar "enviar";

7) Selecionar "finalizar";

8) Consultar seu e-mail para ter acesso ao seu protocolo de acompanhamento;

9) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156 (clicar aqui);

10) Quando a solicitação for aceita (deferida), imprimir o cartão em "Cartão de estacionamento idoso - Consulta" (clicar aqui).

11) Caso a solicitação seja feita presencialmente, será necessário realizar agendamento (clicar aqui) para que o cartão seja emitido no local.