Notícia na íntegra

Quarta-feira, 6 de Março de 2019

Em dois finais de semana, Carnaval de Rua 2019 teve desfiles de 391 blocos

Horário: 00:00
Atrações continuam pela ruas da cidade no próximo final de semana, com o pós-carnaval

Atualizada em 08/03/2019 às 12h56

Depois do sucesso do pré-carnaval (23 e 24 de fevereiro), a cidade de São Paulo recebeu neste fim de semana prolongado de carnaval (2, 3, 4 e 5 de março) 189 desfiles de blocos. Os blocos Agrada Gregos, Tarado Ni Você, Confraria do Pasmado – Pasmadinho e Bloco da Pabllo levaram multidões às ruas. Por conta de incidentes ocorridos no Largo da Batata, quando foram realizados eventos não-oficiais, a Secretaria Municipal das Subprefeituras decidiu remanejar, por questão de segurança, os trajetos de alguns blocos que estavam previstos no local.

Somando os finais de semana de pré-carnaval e carnaval, 391 blocos já passaram pela cidade. A Prefeitura de São Paulo emitiu 244 notificações de “multa do xixi”, com base no Decreto 57.983, que tem o objetivo de conscientizar a população a não urinar nas ruas e vias da capital, sendo 198 no período de carnaval. 

Foram realizadas 6.675 apreensões de produtos irregulares, sendo 4.894 nestes últimos quatro dias. As ações contaram com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

As equipes de saúde contratadas realizaram 2.431 atendimentos durante o Carnaval de Rua, até o momento. Foram 719 no período de pré-carnaval, 404 no sábado (2), 493 no domingo (3), 390 na segunda-feira (4) e 425 nesta terça-feira (5). No Anhembi, na primeira noite de desfile, foram feitos 63 atendimentos. Na segunda noite, 223 atendimentos. Na noite de domingo e madrugada desta segunda-feira (Grupo de Acesso), foram feitos 189 atendimentos e na madrugada desta terça-feira (Grupo de Acesso 2) foram 139.

Os números do SAMU ainda representam o total absoluto, então não é possível afirmar com precisão qual a relação com o Carnaval. Posteriormente, será avaliado se houve impacto no SAMU ou não.

Como no final de semana do pré-carnaval, nos quatro dias deste fim de semana de carnaval, houve trabalho reforçado na área da segurança, com a presença da Guarda Civil Metropolitana, que atuou de forma estratégica em toda a cidade, para contribuir com a redução dos crimes de oportunidade e realizar apoio durante ações de fiscalização no combate ao comércio irregular. A utilização dos drones, que sobrevoaram os desfiles, captando imagens, também foi uma ferramenta importante no auxílio à segurança.

Foi mantido um efetivo diário de aproximadamente 700 GCMs e 120 viaturas, tanto no Sambódromo do Anhembi quanto nas apresentações dos blocos em várias regiões da cidade. No total, as equipes atenderam dez ocorrências que foram encaminhadas às delegacias. A operação contou com a participação de um efetivo de 700 guardas e 113 viaturas no sábado (2), 453 guardas e 176 viaturas no domingo (3), 626 guardas e 109 viaturas na segunda-feira (4) e 597 guardas e 119 viaturas na terça-feira (5).

Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) recolheu durante o pré-carnaval e o carnaval 704,69 toneladas de resíduos. Para lavagem das ruas, foram utilizados mais de 7 mil m³ de água reutilizada.

"Mudei a maneira de limpeza e com isto consegui mandar 100% do material para reciclagem, à chuva atrapalhou um pouco contaminado uma parte do material, mas mesmo assim conseguimos reciclar 50% do material e o valor obtido vai para as cooperativas de catadores cadastradas na Amlurb. Nos outros anos 100% do material foi para o aterro", disse o secretário municipal das subprefeituras, Alexandre Modonezi.

Durante todo o carnaval, as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) identificaram 331 situações de trabalho infantil.

O Carnaval de Rua continua no próximo final de semana, 9 e 10 de março. A expectativa de público para os 487 blocos e 514 desfiles previstos é de 5 milhões de pessoas.

Transporte
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) preparou uma operação especial de trânsito e transporte público para todos os finais de semana com o Carnaval de Rua de São Paulo. A medida tem como objetivo facilitar o deslocamento dos foliões e da população em geral nos dias de festa em São Paulo.

Leia também:
Secretaria de Mobilidade e Transportes organiza operação especial para o Carnaval 2019
SPTrans cria site de busca de linhas que terão desvios no carnaval

Direitos Humanos
Durante os quatro dias do final de semana prolongado, a Unidade Móvel de Atendimento - Ônibus Lilás – atuou durante os blocos que passaram no sábado e domingo na Praça da República e segunda e terça-feira na Avenida Tiradentes, durante o Carnaval de Rua 2019 de São Paulo.

As equipes da Coordenação de Políticas para Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, do Catraca Livre, Rua Livre e Sindicato dos Comerciários distribuíram cerca de 16 mil adesivos decalque do  #NãoÉNão, mais de 20 mil adesivos do #SambandoNaCaradoMachismo, #NaoÉNao e #MeuCorpoMinhasRegras, além de divulgar amplamente a Campanha #CarnavalSemAssédio. Muitos foliões se aproximaram para saber mais da iniciativa, colar adesivos e ajudar na divulgação da campanha. Vale lembrar que 25 voluntários foram treinados pelo CatracaLivre/Rua Livre/MP-SP e Prefeitura, os Anjos do Carnaval, e que ficaram rodando no meio da multidão para identificar situações de assédio e violência.

A equipe multidisciplinar que estava durante toda a ação dentro do Ônibus Lilás (uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada) realizou algumas intervenções durante o Carnaval mas, somente na terça-feira, uma mulher procurou o ônibus denunciando tentativa de abuso sexual próximo aos banheiros químicos. 

Maior carnaval de rua do país
Com início no final de semana de 23 e 24 de fevereiro, no chamado pré-carnaval, a festa nas ruas da cidade de São Paulo vem se consolidando nos últimos anos. A expectativa da Prefeitura de São Paulo é que cinco milhões de pessoas prestigiem o Carnaval de Rua até o final do evento, no pós-carnaval, em 9 e 10 de março. A Skol é a patrocinadora oficial e disponibilizou R$16,1 milhões para financiamento da festa. Foi o maior recurso destinado ao evento até hoje.

A Skol também ganhou novos parceiros: os profissionais dos aplicativos iFood e Uber estarão incentivando o consumo inteligente de comidas e bebidas, além de evitar que os o e o uso do aplicativo pelos foliões.

A galeria de fotos está disponível aqui.

Leia também
Carnaval de Rua 2019; blocos são remanejados do Largo da Batata
Carnaval 2019: blocos nas ruas e encerramento dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial agitam o sábado de carnaval na capital

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn