Notícia na íntegra

Terça-feira, 5 de Março de 2019 | Horário: 12:15

Carnaval de Rua 2019: 46 blocos desfilaram pela cidade nesta segunda-feira

Desfiles continuam nesta terça-feira e no próximo final de semana
1395229-Blocos de Carnaval

Atualizada às 13h10

Nesta segunda-feira (4), 46 blocos desfilaram pela cidade. Prefeitura de São Paulo emitiu neste Carnaval (2 a 4 de março) 173 notificações de multa com base no Decreto 57.983, que visa a conscientizar a população a não urinar nas ruas e vias da capital, e realizou 3.199 apreensões de produtos irregulares. As ações contaram com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

As equipes de saúde contratadas realizaram 1.287 atendimentos durante o Carnaval de Rua até o momento, sendo 404 no sábado (2), 493 no domingo (3) e 390 na segunda-feira (4). No Anhembi, na primeira noite de desfile, foram feitos 63 atendimentos. Na segunda noite, 223 atendimentos. Na noite de domingo e madrugada desta segunda-feira (Grupo de Acesso), foram feitos 189 atendimentos e na madrugada desta terça-feira (Grupo de Acesso 2) foram 139.

Os números do SAMU ainda representam o total absoluto, então não é possível afirmar com precisão qual a relação com o Carnaval. Posteriormente, será avaliado se houve impacto no SAMU ou não. 

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) reforçou a segurança durante os desfiles dos blocos nas ruas da capital e das escolas de samba no Anhembi. Nesta segunda-feira (4), a operação contou com a participação de um efetivo de 626 guardas e 109 viaturas empenhadas no apoio ao policiamento dos blocos carnavalescos na cidade, contabilizando o envolvimento de 1.779 guardas e 285 viaturas neste carnaval.

Sete ocorrências foram atendidas. A GCM apoiou os agentes das subprefeituras durante fiscalização do comércio irregular nas regiões onde tiveram apresentações dos blocos e também trabalhou na prevenção dos crimes de oportunidades.

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) atuou nesta segunda-feira (04), em torno de 11 Subprefeituras com a operação de aproximadamente 1.976 pessoas intercaladas por turnos, incluindo varredores, fiscais, motoristas e coletores. Durante o dia, tivemos a movimentação de cerca de 216 frotas dedicadas à operação de limpeza urbana e cerca de 1.255 equipamentos, como Pontos de Entrega Voluntárias (PEVS), cestos aramados e contêineres.

Para lavagem das ruas, foi utilizado cerca de 1.238m³ de água reutilizada. Ao todo, foram coletadas cerca de 111,66 toneladas de resíduos.

O Carnaval de Rua continua nesta terça-feira (05). A programação completa pode ser acessada aqui.

Transporte
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) preparou uma operação especial de trânsito e transporte público para o Carnaval 2019. A medida tem como objetivo facilitar o deslocamento dos foliões e da população em geral nos dias de festa em São Paulo.

Leia também:
Secretaria de Mobilidade e Transportes organiza operação especial para o Carnaval 2019
SPTrans cria site de busca de linhas que terão desvios no carnaval

 

Direitos Humanos
Ônibus Lilás esteve neste final de semana na Praça da República. As equipes da Coordenação de Políticas para Mulheres, do Katraca Livre, Rua Livre e Sindicato dos Comerciários abordaram em torno de 4000 foliões aplicando o adesivo #NãoÉNão e falando da Campanha #CarnavalSemAssédio. A equipe multidisciplinar realizou algumas intervenções, mas nenhuma relacionada a assédio, ou alguma violação de direitos. A Unidade Móvel deixou o local às 18h sem nenhuma intercorrência.

 

Maior carnaval de rua do país
Com início no final de semana de 23 e 24 de fevereiro, no chamado pré-carnaval, a festa nas ruas da cidade de São Paulo vem se consolidando nos últimos anos. A expectativa da Prefeitura de São Paulo é que cinco milhões de pessoas prestigiem o Carnaval de Rua até o final do evento, no pós-carnaval, em 9 e 10 de março. No total, são inscritos 516 blocos, em 556 desfiles. A Skol é a patrocinadora oficial e disponibilizou R$16,1 milhões para financiamento da festa. Foi o maior recurso destinado ao evento até hoje.

A Skol também ganhou novos parceiros: os profissionais dos aplicativos iFood e Uber estarão incentivando o consumo inteligente de comidas e bebidas, além de evitar que os o e o uso do aplicativo pelos foliões.

A galeria de fotos está disponível aqui.

 

Leia também
Carnaval de Rua 2019; blocos são remanejados do Largo da Batata
Carnaval 2019: blocos nas ruas e encerramento dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial agitam o sábado de carnaval na capital

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn