Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020 | Horário: 14:00

Carnaval 2020: Distribuição de adesivos "Não é Não" continua nos blocos

Voluntários circulam entre os blocos para orientar e conscientizar foliões em campanha contra o assédio sexual

Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e em parceria com a Catraca Livre, acompanha a ação dos “Anjos do Carnaval”: voluntários e voluntárias que circulam entre os blocos para orientar e conscientizar foliões em campanha contra o assédio sexual.

Em outra ação de parceria com a UGT – Sindicato dos Comerciários de São Paulo, já foram aplicados 1.000 adesivos/tatuagens #NãoÉNão de sensibilização da campanha #CarnavalSemAssédio

Ônibus Lilás da Prefeitura está estacionado nesta segunda-feira na Praça da República, próximo ao prédio da Secretaria de Estado da Educação. No domingo, foram realizados 2 atendimentos que não resultaram em encaminhamentos. A Casa da Mulher Brasileira, permanece em plantão 24 horas de atendimento. Ainda no domingo, a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial da secretaria distribuiu 2.500 mil leques e 1.100 mil adesivos da campanha de sensibilização #RacismoNão! Blackface Não!, no Camarote da Revista Raça no Sambódromo do Anhembi.

A Prefeitura segue acompanhando os trabalhos de segurança diretamente da Sala de Situação dos Comandos da Polícia Militar do Estado de São Paulo e fazendo a mediação com os Conselhos Tutelares do Município.

O que são os Anjos do carnaval

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), realiza a sensibilização das equipes de Anjos do Carnaval, no Carnaval 2020. A sensibilização conta com a participação de representantes do Ministério Público e dos coordenadores municipais das mais diferentes esferas de atuação, abordando as questões LGBTI, Combate ao Racismo, Juventude, Criança e Adolescente, População em Situação de Rua e Assédio e Rede de Atendimento.

Os Anjos do Carnaval fazem parte de uma parceria com o Catraca Livre. Assim como ocorreu em 2019, são voluntários capacitados para abordar foliões trazendo a pauta do assédio no carnaval.

Os Anjos do Carnaval estão nas tendas de acolhimentos, instaladas ao lado dos postos médicos nos blocos. As tendas contam com produtoras (Secretaria Municipal da Cultura), anjos (voluntários e voluntárias do Catraca Livre), advogadas (designadas pela Comissão Estadual da Mulher Advogada e OAB), psicólogas e assistentes sociais (designadas pela SMDHC).

A Prefeitura está distribuindo, por meio dos Anjos do Carnaval e pelas equipes de produção, 5 mil pulseiras de identificação para os pais ou responsáveis colocarem nos pulsos de suas crianças e evitem desaparecimentos. A ação terá o apoio das tendas de acolhimento e é uma parceria da Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos (SMDHC) e Secretaria Municipal de Cultura. Nas pulseiras, haverá espaço para inserção do nome da criança, idade, nome dos pais/responsáveis e ao menos um número de telefone para contato.