Domingo, 3 de Março de 2019 | Horário: 19:15

Carnaval 2019: blocos nas ruas e encerramento dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial agitam o sábado de carnaval na capital

Operação especial de segurança contou com a participação de 700 Guardas Civis Metropolitanos
1386302-Desfile das Escolas de Samba de Sábado

Blocos como o Agrada Gregos, Tarado Ni Você, Confraria do Pasmado – Pasmadinho e o Minhoqueens agitaram o sábado de carnaval na capital paulista. No Anhembi, desfilaram na primeira noite (01/03) as escolas Colorado do Brás, Império de Casa Verde, Mancha Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Acadêmicos do Tatuapé, X-9 Paulistana e Tom Maior. No sábado (02/03) a festa ficou por conta das escolas Águia de Ouro, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Rosas de Ouro, Unidos de Vila Maria e Gaviões da Fiel.

Durante os desfiles dos blocos a Prefeitura de São Paulo emitiu 20 notificações de multa com base no Decreto 57.983, que visa a conscientizar a população a não urinar nas ruas e vias da capital, e realizou 1.065 apreensões de produtos irregulares apenas no sábado (02/03) de carnaval. As ações contaram com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

As equipes de saúde contratadas realizaram 404 atendimentos durante o Carnaval de Rua no sábado (2). No Anhembi, na primeira noite de desfiles, foram feitos 63 atendimentos. Na segunda noite, 226 atendimentos.

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) destacou, neste sábado (02), 2.107 pessoas intercaladas por turnos, incluindo varredores, fiscais, motoristas e coletores. As equipes estiveram em 14 Subprefeituras. Durante o dia, houve a movimentação de cerca de 217 frotas dedicadas à operação de limpeza urbana e cerca de 967 equipamentos, como Pontos de Entrega Voluntárias (PEVS), cestos aramados e contêineres.

Para lavagem das ruas, foram utilizados cerca de 1.263m³ de água reutilizada. Ao todo, foram coletadas 120,5 toneladas de resíduos.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) reforçou a segurança durante os desfiles dos blocos nas ruas da capital e das escolas de samba no Anhembi. A operação contou com a participação de um efetivo de 700 guardas e mais de 100 viaturas.

O Carnaval de Rua continua neste domingo (03/03). A programação completa pode ser acessada aqui.

Transporte

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) preparou uma operação especial de trânsito e transporte público para o Carnaval 2019. A medida tem como objetivo facilitar o deslocamento dos foliões e da população em geral nos dias de festa em São Paulo.