Sexta-feira, 31 de Julho de 2020 | Horário: 13:45

CAPS 24h M’Boi Mirim amplia atendimento à saúde mental

Centro de Atenção Psicossocial ganha espaço para hospitalidade noturna e aumenta a cobertura assistencial na região
845271-Novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Adulto III MBoi Mirim

Nesta sexta-feira (31), a região do M’boi Mirim recebeu um novo serviço no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto. A unidade recebeu uma nova ala para hospitalidade noturna e passou de nível II para III, beneficiando também os moradores do Jardim Ângela e Jardim São Luiz, todos na Zona Sul da cidade.

“Com esta reforma do espaço, o atendimento será ampliado na área da saúde mental aqui na Zona Sul para melhorar o atendimento prestado à população”, disse o prefeito Bruno Covas, que vistoriou a unidade nesta manhã após passar pela UBS Jardim Coimbra, que também foi ampliada, passando a oferecer serviços odontológicos.

O equipamento atende, em média, 493 usuários por mês e é referência para população da região. A nova unidade, que conta com 1.032m² de área total e 480m² de área construída, dispõe de mais salas de atendimentos individuais e realização de grupos terapêuticos, elevador, rampa de acesso e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, garantindo assim, total acessibilidade aos usuários.

A mudança de nível II para nível III irá ampliar a cobertura assistencial proporcionando atendimento 24 horas, todos os dias da semana, inclusive aos feriados, com acolhimento noturno. O objetivo é ofertar um acompanhamento mais próximo e humanizado, evitando assim internações desnecessárias.

Além disso, o CAPS III conta com serviço ambulatorial de atenção contínua, mais funcionários como equipe mínima de atuação. O centro tem capacidade de atendimento de 40 pacientes por turno e limite máximo de 60 pacientes por dia.

Atualmente, o município conta com 203 estabelecimentos para saúde mental, sendo 93 CAPS. Nos últimos dois anos, a capital reclassificou para nível III, sete CAPS, ampliando a assistência à saúde mental da população.

Serviço:
CAPS Adulto III do M’boi Mirim