Notícia na íntegra

Quarta-feira, 22 de Julho de 2020 | Horário: 17:44

Capital registrou 44% de isolamento social na última terça-feira (21)

Autoridades de saúde pedem para que pessoas do grupo de risco continuem em suas casas

Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo manteve o índice de 44% de isolamento social na última terça-feira (21). O isolamento social aliado ao uso de máscaras e a higiene constante das mãos ainda são as principais recomendações para conter a disseminação do coronavírus.

“Eu entendo como é difícil se adaptar as restrições de uma pandemia”, disse o governador João Doria, que continuou: “Solidariedade aos familiares de 81 mil brasileiros que perderam as suas vidas. Coragem a todos aqueles que estão internados em hospitais públicos e privados, ou estão em tratamento em suas casas e esperança com a vacina, a solução definitiva para o coronavírus”, ressaltou.

Mesmo com a reabertura gradual da economia, a cidade de São Paulo segue monitorando internações, casos, óbitos, o isolamento social e a ocupação de leitos. Especialistas do Centro de Contingência do coronavírus ressaltam que a exigência do isolamento social continua, sobretudo para as pessoas de grupos de risco (como maiores de 60 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico).

“Na medida em que se observar uma elevação do número de casos e uma ou outra municipalidade, é obrigação nossa entender qual é o motivo do impacto e do risco para a população” disse o médico infectologista e secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

De acordo com o  último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 181.769 casos confirmados e 9.036 óbitos pela doença na capital. Outros 299.512 casos e 5.569 óbitos estão em investigação.

“Já são 120 dias de quarentena, recomendada e adotada pela população, que de fato permitiu que nós tivéssemos um cenário menos desfavorável, onde não vimos as cenas que aconteceram em outros países. Além disso, quero lembrar do uso obrigatório de máscara, como mais uma medida fundamental para controlar a transmissão do vírus”, disse o coordenador do Centro de Contingência Covid-19, Paulo Menezes.

SIMI-SP 
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. 

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

 

Leia também:
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn