Quarta-feira, 3 de Junho de 2020

Capital registrou 50% de índice de isolamento social na terça-feira (02/06)

Autoridades de saúde recomendam índice mínimo de 55% nas cidades

Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo registrou 50% de isolamento social na última terça-feira (02). O número ainda representa uma baixa adesão da capital. De acordo com a recomendação das autoridades de saúde, o índice mínimo deve ser 55%.

Portanto, o distanciamento social ainda é a principal recomendação para conter a disseminação do coronavírus. Mesmo com a reabertura em São Paulo, há exigência do isolamento social das pessoas de grupos de risco, como maiores de 55 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico.

“A quarentena continua na cidade de São Paulo, como continua no Estado de São Paulo. Nós estamos falando da fase dois da quarentena, não da fase dois da saída da quarentena. É importante que as pessoas continuem a utilizar máscaras, continuem a evitar aglomeração, continue a evitar saída desnecessária de casa. Todo esse trabalho precisa ser mantido, pois queremos evoluir e não retroceder para a fase 1. Queremos avançar para a fase 3, 4 e 5 na cidade de São Paulo”, disse o prefeito Bruno Covas.

O respeito ao isolamento social também é fundamental para conter avanço da doença e preservar toda a rede de saúde (seja ela pública, filantrópica ou particular).  No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 68.998 casos confirmados e 4.305 óbitos pela doença na capital. Outros 195.171 casos e 4.103 óbitos estão em investigação. Por isso que as pessoas devem colaborar ficando dentro de casa.

“Se não tivéssemos adotado este planejamento [na área da saúde] certamente hoje teríamos hospitais em colapso”, disse o governador João Doria.

SIMI-SP
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.