Terça-feira, 2 de Junho de 2020

Capital registrou 49% de índice de isolamento social na segunda-feira (1º/06)

Autoridades de saúde recomendam índice mínimo de 55% nas cidades

Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo registrou 49% de isolamento social na última segunda-feira (1º). O número ainda representa uma baixa adesão da capital. De acordo com a recomendação das autoridades de saúde, o índice mínimo deve ser 55%.

“É muito importante que a população continue nos ajudando. A retomada consciente e faseada das atividades não significa uma saída da quarentena, mas um modelo gradual, que se constrói passo a passo, com a sociedade, mantendo a preocupação com a quarentena e com o isolamento social”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi.

Portanto, o distanciamento social ainda é a principal recomendação para conter a disseminação do coronavírus. Mesmo com a reabertura em São Paulo, há exigência do isolamento social das pessoas de grupos de risco, como maiores de 55 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico.

“Nós estamos trabalhando na estrutura de combate à epidemia, com ações de prevenção, no sentido de que possam colaborar para a diminuição do número de casos. Por isso é importante que a população, e principalmente os idosos, fiquem em casa, e se precisar sair, usem máscaras”, disse o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann.

O respeito ao isolamento social também é fundamental para conter avanço da doença e preservar toda a rede de saúde (seja ela pública, filantrópica ou particular).  No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 65.716 casos confirmados e 4.241 óbitos pela doença na capital. Outros 191.006 casos e 4.055 óbitos estão em investigação. Por isso que as pessoas devem colaborar ficando dentro de casa.

“As regiões que estão em amarelo e laranja ainda precisam respeitar e manter as regras de isolamento. Algumas até podem passar de fase pela questão da ocupação [do número de leitos], mas não irão passar devido ao ângulo de controle da epidemia”, explicou a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

SIMI-SP
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.