Quarta-feira, 13 de Maio de 2020

Capital registra índice de isolamento social de 48%

Número registrado na última terça-feira (12) representa um sinal vermelho para a baixa adesão da cidade. Recomendação é para que seja atingida a marca mínima de 55%

Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo registrou o percentual de 48% de isolamento social na última terça-feira (12). O número representa um sinal vermelho para a baixa adesão da capital, podendo impactar ainda mais a economia, já que a quarentena poderá continuar enquanto os índices de transmissão da covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus) não diminuírem na cidade.

O respeito ao isolamento social é fundamental para conter avanço da doença e preservar toda a rede de saúde (seja ela pública, filantrópica ou particular).  Com o baixo índice de isolamento da capital, todo esforço que a Prefeitura e o Governo do Estado têm feito para a ampliação do número de leitos será em vão e a quarentena deverá continuar enquanto a situação não estiver controlada.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (13), no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da cidade, o coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus no Estado, Dimas Covas, explicou que a decisão para que a cidade saia da quarentena serão considerados critérios internacionais, como a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Quando essa taxa ultrapassa 90% liga-se a luz amarela. Chegando a 100%, ou seja, a capacidade máxima, o sistema começa a entrar em crise. Então essa é a primeira variável importante, seguida pela taxa de transmissão. A capacidade de um indivíduo infectado transmite para outros indivíduos. A associação desses dois fatores que determina a necessidade ou não do chamado tranca-rua, o lockdown. Nós estamos próximos a esses números, por isso estamos reunindo os critérios, principalmente na região metropolitana, para começar a considerar essa possibilidade, se não ocorrer uma inflexão na taxa de isolamento e no aumento do número de leitos”, explicou Dimas Covas.

No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 30.457 casos confirmados e 2.430 óbitos pela doença na capital. Outros 113.408 casos e 2.708 óbitos estão em investigação. Por isso que as pessoas devem colaborar ficando dentro de casa.

A implantação da quarentena segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde e do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo, formado por epidemiologistas, cientistas, pesquisadores, infectologistas e virologistas. Atualmente, o plano para a retomada gradual do distanciamento social, feito pelo governo estadual, será baseado em critérios como:

• A estabilidade e o declínio do número de óbitos
  • Variação epidemiológica
  • Capacidade de todo o estado na resposta aos doentes graves e que necessitam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
  • Efetividade do distanciamento social

“Até o dia 31 de maio nenhuma mudança será feira na quarentena de São Paulo, e isso inclui todos os municípios. Essa é a orientação do governo e com diálogo, entendimento e bom-senso, principalmente com respeito a saúde, vamos elaborar os protocolos para a segunda etapa dessa quarentena”, afirmou o governador João Doria.

SIMI-SP
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.