Quinta-feira, 7 de Maio de 2020

Capital registra índice de isolamento social de 47%

Horário: 00:00
Número registrado na última quarta-feira (6) representa um sinal vermelho para a baixa adesão da cidade

Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo registrou o percentual de 47% de isolamento social na última quarta-feira (6). O número representa um sinal vermelho para a baixa adesão da capital, podendo impactar ainda mais a economia, já que a quarentena poderá continuar enquanto os índices de transmissão da covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus) não diminuírem na cidade.

Como forma de restringir a circulação de pessoas, nesta quinta-feira (7) o prefeito Bruno Covas anunciou novas regras para o rodízio municipal de veículos. “É uma medida necessária para que a gente evite ter de decretar ‘lockdown’ na cidade. Estamos tentando evitar uma medida extrema, que é impedir a circulação de pessoas na cidade de São Paulo”, afirmou o prefeito Bruno Covas, durante coletiva on-line na sede da Prefeitura. Clique aqui e saiba mais

O respeito ao isolamento social é fundamental para conter avanço da doença e preservar toda a rede de saúde (seja ela pública, filantrópica ou particular).  Com o baixo índice de isolamento da capital, todo esforço que a Prefeitura e o Governo do Estado têm feito para a ampliação do número de leitos será em vão e a quarentena deverá continuar.

No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 23.807 casos confirmados e 1.928 óbitos pela doença na capital. Outros 93.312 casos e 2.372 óbitos estão em investigação. Por isso que as pessoas devem colaborar ficando dentro de casa.

A implantação da quarentena segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde e do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo, formado por epidemiologistas, cientistas, pesquisadores, infectologistas e virologistas, sob a coordenação do médico David Uip. Atualmente, o plano para a retomada gradual do distanciamento social, feito pelo governo estadual, será baseado em critérios como:

• A estabilidade e o declínio do número de óbitos
  • Variação epidemiológica
  • Capacidade de todo o estado na resposta aos doentes graves e que necessitam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
  • Efetividade do distanciamento social

De acordo com esses números, o governador João Doria destacou que a capital e a região metropolitana continuam sendo o epicentro desta gravíssima crise de saúde no país. “Nenhuma medida de flexibilização de isolamento social será adotada no estado se não tivermos a média entre 50 e 60%. Infelizmente não estamos alcançando esta média”, disse o governador na última quarta-feira (06)

SIMI-SP
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.