Notícias

Capital registra 52% de índice de isolamento social no último domingo (05)

Autoridades de saúde pedem para que pessoas do grupo de risco continuem em suas casas

De Secretaria Especial de Comunicação

Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo registrou o índice de 52% de isolamento social no último domingo (5). O isolamento social aliado ao uso de máscaras e a higiene constante das mãos ainda são as principais recomendações para conter a disseminação do coronavírus.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (6) no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul, o prefeito Bruno Covas agradeceu a colaboração da população. "Agradecer aos empresários, que tem vindo discutir com a Prefeitura os protocolos sanitários, agradecer às famílias pela paciência de permanecerem em isolamento, agradecer aos profissionais da área da saúde, por toda a dedicação, e, mais uma vez, insistir para que pessoas continuem a utilizar máscaras, continuem a utilizar todas as recomendações sanitárias que neste momento são atos de respeito ao próximo e cidadania”, disse o prefeito.

Isolamento social

Especialistas do Centro de Contingência do coronavírus ressaltam que a exigência do isolamento social continua, sobretudo para as pessoas de grupos de risco (como maiores de 60 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico).

“Eu faço um apelo para que todos tenham responsabilidade. A pandemia ainda não acabou. Nós ainda estamos na pandemia e estamos em quarentena. Evitem aglomerações, evitem a proximidade física e respeitem o isolamento social, que recomendado pela medicina é de 1,5 metro entre as pessoas nas suas atividades normais de trabalho ou de atividades físicas”, alertou o governador João Doria. 

Mesmo com a reabertura gradual da economia, a cidade de São Paulo segue monitorando internações, casos, óbitos, o isolamento social e a ocupação de leitos. De acordo com o  último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 170.342 casos confirmados e 7.574 óbitos pela doença na capital. Outros 281.088 casos e 5.380 óbitos estão em investigação.

“Estamos em um período importante de transição, que exigirá de todos nós muita disciplina, paciência e muito espírito coletivo. Estamos entrando na capital, na região do ABC, na região do estado de Itapecerica e Taboão da Serra em uma fase na próxima etapa de flexibilização, mas ainda temos a presença do vírus. Por isso é muito importante uso das máscaras, a adesão aos protocolos e para quem puder ficar em casa”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen.

SIMI-SP 
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. 

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

 

Leia também:
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura

 

 

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - Merenda Escolar Sustentável

Ver agenda completa