Quarta-feira, 8 de Abril de 2020

Capital receberá terceiro hospital de campanha

Horário: 00:00
Governo do Estado iniciou, no último final de semana, unidade com 268 leitos de baixa complexidade no complexo esportivo do Ibirapuera

A cidade de São Paulo ganhará mais um Hospital de Campanha. O anúncio foi feito pelo governador João Doria nesta terça-feira (7), durante uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul. Com a nova unidade, que está em construção no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera), a capital passará a ter três locais exclusivos para o atendimento de casos de baixa complexidade de pacientes diagnosticados com covid-19 (doença provocada pelo coronavírus).

“A Prefeitura, com apoio do Governo do Estado, inaugurou ontem o hospital de campanha do estádio do Pacaembu, com 200 leitos. No dia 15, abrirá o hospital de campanha do Parque Anhembi, com 1,8 mil leitos. E no dia 1º de maio, o hospital de campanha que abriremos no Complexo do Ibirapuera, com 240 leitos”, disse o Governador João Doria.

“No total, estamos acrescentando aqui na capital 2.240 leitos de baixa complexidade, fundamentais para liberarem as unidades de saúde para o atendimento da alta complexidade”, completou Doria.

O espaço terá 240 leitos de baixa complexidade, 28 leitos de estabilização, sala de descompressão, consultórios médicos e tomografia. A unidade será referenciada e receberá pacientes vindos unidades de pronto atendimento.

“São aqueles [pacientes] que necessitam de internação, mas não ainda, naquele momento, de uma internação em hospitais de média e alta complexidade, que poderão ser preservados para os doentes mais graves, que necessitam de unidades de terapia intensivas [UTIs]”, explicou o médico infectologista e coordenador do grupo de contingência da covid-19, David Uip.

O hospital terá 7,5 mil metros quadrados e vai ocupar o gramado e parte da pista de atletismo do Complexo. A ação foi possível graças a uma parceria com a Secretaria de Estado de Esportes, que cedeu o espaço para montagem da estrutura.

Para a implantação e a administração do hospital de campanha, a Secretaria de Estado da Saúde vai firmar convênio com o Seconci, organização social de saúde (OSS), que já administra outros hospitais e Ambulatórios Médicos de Especialidades do Governo do Estado.

A OSS ficará responsável pela contratação de 800 profissionais de saúde que atenderão no local. O total de recursos para a construção e desmobilização do local é de R$ 12 milhões. Outros R$ 10 milhões mensais serão investidos para o custeio da unidade.

“O hospital ficará pronto até o final de abril e é mais um esforço do Governo do Estado de São Paulo em ampliar a assistência para pacientes com COVID-19”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.