Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021 | Horário: 14:06

Capital recebe primeiro lote de vacina de Oxford/AstraZeneca

Cidade recebeu 165.300 doses do imunizante nesta segunda-feira (25)
1248108-Primeiro Lote da Vacina de Oxford/AstraZeneca

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), recebeu nesta segunda-feira (25) o primeiro lote de 165.300 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus. As vacinas saíram do Centro de Distribuição e Logística (CDL) do Governo do Estado e chegaram por volta das 11h ao Centro de Armazenamento e Distribuição de Biológicos (CADI) do município.

O lote de imunizante será distribuído nesta terça-feira (26) entre os cinco Postos de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (PADIS) do município, que fará a distribuição entre os hospitais. O Programa Municipal de Imunizações da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal da Saúde segue rigorosamente as orientações dos programas nacional e estadual de imunizações (leia mais aqui).

As vacinas de Oxford/AstraZeneca serão adicionadas ao programa municipal de vacinação contra o coronavírus, que num primeiro momento prioriza os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento à covid-19 (enfermarias e UTIs covid-19) públicos e privados, prontos-socorros, UPAs, AMAs, UBS (profissionais da ponta para atendimento de sintomáticos respiratórios) e os profissionais que trabalham no SAMU Resgate. Também fazem parte do grupo prioritário idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e indígenas.

A vacinação contra a covid-19 na capital teve início na terça-feira (19), com o primeiro lote de 203 mil doses da vacina Coronavc/Butantan entregue pelo Governo do Estado. A técnica de enfermagem Helen Cristina de Camargo Seixas Pacheco foi a primeira profissional da rede municipal vacinada. Ela trabalha no Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, em Pirituba, zona norte de São Paulo.

Na quarta-feira (20), a Secretaria Municipal da Saúde iniciou a vacinação de indígenas na aldeia Tenondé-Porã, da etnia guarani, em Parelheiros, zona sul da capital.

O plano de vacinação do município está estruturado desde o fim de 2020. São 27 mil agentes mobilizados para a aplicação das doses, sendo 15 mil enfermeiros e 12 mil funcionários de apoio. Quinze milhões de seringas, 14 milhões de agulhas e os demais insumos necessários foram adquiridos antecipadamente pela Secretaria Municipal da Saúde.