Quarta-feira, 12 de Maio de 2021

Capital recebe a segunda remessa de vacinas da Pfizer

São 273.336 doses para serem utilizadas na imunização dos grupos elegíveis
1493387-Recebimento de Vacinas da Pfizer

O prefeito em exercício, Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, acompanharam nesta quarta-feira (12/05) o recebimento de 273.336 doses da vacina da Pfizer, que serão utilizadas para imunizar os grupos elegíveis com vacinação de primeira dose. A chegada das vacinas foi no Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cadi), na Freguesia do Ó, Zona Norte da capital.

Segundo a orientação do Governo do Estado, o município receberá as doses na temperatura entre -25ºC e -15ºC, podendo permanecer nesta faixa por até 14 dias. Para aplicação, a SMS irá proceder com o descongelamento da vacina para +2ºC a +8ºC e encaminhará para as unidades de saúde para utilização no prazo máximo de até 5 dias.

O município de São Paulo alterou uma de suas câmaras frias, de 100 m3, para -25º. Ela terá condições de acondicionar 4 milhões de doses durante 14 dias, conforme orientação da Pfizer. O município conta ainda com outras câmaras em quatro pontos de distribuição. Também está disponível transporte especializado para vacinas congeladas.

O prefeito em exercício, Ricardo Nunes, destacou a quantidade de dose que cidade está recebendo hoje vai ser utilizada para fazer a vacinação na segunda-feira, dos profissionais de saúde autônomos, de 42 a 46 anos. Ele ainda ressaltou que no próximo sábado (15) será o Dia D de Vacinação na capital. “Será um dia importantíssimo, de grande mobilização com 1.037 pontos de vacinação, tanto de covid, como dos drive-thrus, como os pontos de vacinação de parceria pra pedestres e as 468 UBSs”, disse.

Novos grupos

O secretário Edson Aparecido explicou que nesta quarta-feira começam a ser vacinadas as pessoas com comorbidades com idades entre 55 e 59 anos. Na sexta-feira (14) serão as pessoas com comorbidades entre 50 e 55 anos. E, na segunda-feira (17), serão imunizados os profissionais de saúde autônomos das 13 categorias do PNI, e na terça-feira (18), motoristas e cobradores de ônibus.

Aparecido, explicou que do total das 273 mil doses da Pfizer, 100 mil doses serão descongeladas entre hoje e amanhã. “Também hoje nós vamos receber 144 mil doses da Astrazeneca para fazer a aplicação de segunda dose, a partir de sexta-feira”, disse.

Na quinta-feira (13) essas 100 mil doses da Pfizer estarão nas 468 UBSs para que na sexta-feira possam ser aplicadas no grupo prioritário que são as pessoas com comorbidade entre 50 e 55 anos.

Homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem

O prefeito em exercício, Ricardo Nunes, ressaltou que hoje é um dia muito importante porque além da cidade receber as 273.336 mil doses da Pfizer, nesta data também se comemora o Dia Internacional da Enfermagem e dos enfermeiros. “Em nome do prefeito Bruno Covas, e de toda nossa equipe, queremos prestar homenagem a esses profissionais. Na nossa rede são 27 mil, sendo 15 mil auxiliares de enfermagem, e 12 mil enfermeiros, uma rede grande de profissionais dedicados e que amam a população de SP e que estão nos ajudando a fazer a vacinação”, finalizou.