Quinta-feira, 10 de Março de 2016 | Horário: 11:59

Capital paulista atrairá atletas e competições de alto nível com Centro de Esportes Radicais

A construção do primeiro Centro de Esportes Radicais, na Marginal Tietê, além de atender uma demanda dos atletas profissionais e dos iniciantes, também poderá influenciar no turismo e no comércio da capital paulista. A expectativa é que o equipamento, que será um dos maiores da América Latina, com 38 mil m², atraia não só atletas em busca de um espaço adequado para treinar, mas também competições, inclusive, de renome internacional.

“Muitas pessoas virão de fora da cidade para conhecer. São Paulo é um centro do país e do continente e, com um espaço desse tamanho, vai chamar ainda mais a atenção. O turismo irá ganhar, mas também o comércio da região, e isso tudo é importante para a cidade”, afirmou o coordenador de esportes radicais da Coordenadoria de Gestão das Políticas e Programas de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), Carlos Preto.

“A pista de Pump track do Centro de Esportes Radicais tem a novidade do piso asfáltico que faz com que ela possa receber várias modalidades, até a cadeira de rodas. Já conversamos com algumas pessoas que querem fazer competições específicas para esse tipo de pista, e isso traz a novidade, uma competição que não existe, que atrai os olhos para a cidade e para o espaço”, disse

Em São Bernardo, na região do ABC, o Parque da Juventude Città Di Marostica, com 21 mil m² e também dedicado a prática de esportes radicais, recebe mais de 100 mil visitantes por mês, grande parte de fora da cidade em busca de um espaço adequado e com equipamentos de ponta.

“São Bernardo recebe gente de todos os lugares, principalmente, de São Paulo. Abrimos para teste de pista em dois finais de semana e vieram pessoas de Jundiaí, São José dos Campos e Americana. Tenho certeza que vai atrair gente e, por ser um projeto feito para ser democrático, poderá trazer novidades como novas competições”, disse ‘Blue’ Herbert, atleta de BMX que colabora na construção da pista Pump track do Centro de Esportes Radicais paulistano.

Em uma segunda fase do projeto, deverá ser construído ainda um ginásio com pistas de madeira, o que possibilitaria ao espaço receber competições para circuitos indoor de skate e patins, inclusive, de nível internacional.

“Nossa pista de Parkour é uma das primeiras e maiores do Brasil abertas para o público gratuitamente. O Centro de Esportes Radicais colocará São Paulo ainda mais na rota das competições e dos competidores, porque a cidade é importante e contará com um espaço grandioso”, afirmou Preto.

LED
O Centro de Esportes Radicais contará com 123 luminárias LED, garantindo maior luminosidade e mais economia de energia elétrica, ampliando a sustentabilidade do equipamento. O investimento na iluminação do novo equipamento público é de R$ 860 mil, realizadas pela Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume).

“Trata-se de mais uma contribuição que a Prefeitura está dando para integrar o cidadão aos espaços públicos. Há de se ressaltar que a iluminação será fundamental na construção desse novo cartão postal da cidade, mas também essencial para melhorar a qualidade de vida de seus usuários”, disse o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.

Parque
Até o fim de março, a Prefeitura de São Paulo irá entregar para a população o Centro de Esportes Radicais, um dos maiores da América Latina, com 38 mil m². O local contará com circuitos e pistas voltados para a prática de skate, bike BMX, patins in-line, patinete e Parkour, além de ciclovias, pista de caminhada, área para shows e playground. O equipamento público tem investimento estimado em R$ 13,4 milhões e fica localizado na Marginal Tietê. O espaço, que fica na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 5.700, funcionará todos os dias, de segunda a segunda, das 8h às 22h.

São Paulo ganhará um dos maiores centros de esportes radicais da América Latina

Centro de Esportes Radicais