Quarta-feira, 8 de Julho de 2020 | Horário: 13:35

Capital participa de videoconferência sobre o enfrentamento à covid-19 com a cidade de Milão

Reunião online foi pautada pelas experiências das duas cidades em resposta à pandemia de coronavírus

Com o objetivo de dialogar sobre medidas de combate ao coronavírus e proteção à população, a reabertura das cidades e os cenários futuros pós-pandemia, as prefeituras de São Paulo e de Milão, na Itália, participaram de uma videoconferência na segunda-feira (29 de junho). A reunião virtual ocorreu no contexto do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), da União Europeia e contou com a presença do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, da Gerente de Projetos na Equipe de Metodologias da IUC, Juliana Izquierdo, e da Diretora da Unidade de Cooperação Internacional Bilateral do Gabinete do Prefeito de Milão, Silvia La Ferla. A videoconferência também foi acompanhada pelos Assessores da Unidade de Cooperação Internacional Bilateral do Gabinete do Prefeito de Milão, Gianfranco Commodaro e Giulia Torresi.

Durante a reunião, os participantes conversaram sobre a importância da comunicação com os cidadãos em relação à covid-19 e sobre a reabertura comercial. Outro ponto da videoconferência foi a apresentação do mapeamento das experiências internacionais, produzido em português e inglês pela equipe de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, que reúne as práticas adotadas por diversos países no mundo para o combate ao coronavírus.

Os participantes debateram também sobre as perspectivas para o futuro no pós-pandemia. O encontro virtual possibilitou que as administrações públicas municipais compartilhassem as ações aplicadas em resposta à covid-19 e no processo de retomada das atividades econômicas.

Cooperação internacional
São Paulo e Milão são cidades-irmã desde 1962. Em 2015, a cidade de São Paulo se tornou signatária do Pacto de Milão sobre Políticas de Alimentação Urbana, um documento assinado por 145 prefeitos do mundo para reconhecer o papel estratégico das cidades no desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis e no combate à insegurança alimentar.

Além dessa parceria, as cidades atuam juntas no Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) no tema “requalificação de espaços urbanos públicos”. O IUC busca realizar a conexão entre as cidades de diferentes regiões do mundo para promover o desenvolvimento urbano sustentável em cooperação com os setores público e privado e com grupos e cidadãos da comunidade. Os países em foco desta iniciativa são China, Índia, Japão, Canadá, México, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.