Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021 | Horário: 18:29

Capital lança campanha sobre o direito das mulheres ao acesso à informação para combater a violência de gênero

Ação é composta por projeções e oficinas que serão realizadas a partir da próxima segunda-feira (20)

A Cidade de São Paulo realiza, na noite da próxima segunda-feira (20), projeções em dois prédios da periferia da capital para marcar o lançamento da campanha “Informe Mulheres, Transforme Vidas”, iniciativa inédita da fundação estadunidense The Carter Center. As exibições serão realizadas em Parelheiros (Zona Sul) e em Itaquera (Zona Leste), das 18h às 19h, com uma mensagem sobre a importância de saber como denunciar casos de violência contra o público feminino. As redes sociais da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI)

O objetivo da campanha “Informe Mulheres, Transforme Vidas” é conscientizar a população sobre os direitos do público feminino à informação, compreendida como uma ferramenta para enfrentar a violência. Na capital paulista é desenvolvida pelas equipes das secretarias municipais de Relações Internacionais, Direitos Humanos e Cidadania, de Governo Aberto e da Controladoria Geral do Município, em conjunto com o The Carter Center.

O foco da ação é o combate à violência de gênero, mobilizando os cinco Centros de Cidadania da Mulher (CCM), equipamentos qualificados para o atendimento de mulheres em situação de violência. Os CCMs, assim como os Centros de Referência da Mulher (CRM) e a Casa da Mulher Brasileira (CMB) formam a linha de frente da rede de proteção à população feminina sob gestão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

"É fundamental criar alternativas para que cada vez mais as mulheres possam se informar sobre seus direitos e acessar os serviços municipais de forma simples e descomplicada. Esta campanha, em parceria com o The Carter Center, traz para a cidade a oportunidade de falar com todas as mulheres do município para construir a igualdade de gênero e a emancipação das mulheres”, pontua a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

Grafites e oficinas

Entre as ações previstas estão a realização de grafites por artistas mulheres nos cinco CCMs da capital, oficinas criativas de zines (revistas) e cartazes. Também integram a iniciativa um evento de empreendedorismo, além das ações nas mídias sociais e a divulgação de um vídeo-depoimento sobre a importância de saber reconhecer e como combater a violência de gênero.

As cidades de Atlanta (EUA), Chicago (EUA), Amã (Jordânia), Buenos Aires (Argentina), do Cabo (África do Sul), Colombo (Sri Lanka), Dhaka (Bangladesh) e Dublin (Irlanda), assim como Guatemala (Guatemala), Kampala (Uganda), Lima (Peru) e Monróvia (Libéria) também foram escolhidas para desenvolverem ações midiáticas sobre acesso à informação e a participação cidadã das mulheres em seus municípios.

Empoderamento

Os Centros de Cidadania da Mulher (CCM) são espaços de qualificação e formação em cidadania, nos quais mulheres de diferentes idades podem se organizar e defender seus direitos sociais, econômicos e culturais. As unidades estão localizadas em cinco regiões da cidade de São Paulo e oferecem a oportunidade de propor e participar de ações e projetos que estimulem a implementação de políticas para atender às suas necessidades e de sua comunidade.

Por serem espaços de escuta e acolhimento, a campanha da cidade de São Paulo utiliza o conceito “Um lugar para todas as mulheres”. A ideia destaca a atuação dos CCMs e CRMs para promover a cidadania e também orientar as mulheres em situação de violência sobre seus direitos e suportes oferecidos pela administração municipal.

Projeção de lançamento da campanha “Informe Mulheres, Transforme Vidas
Locais: Rua Nacip Haydan, 308 - Parelheiros e Largo da Matriz, 41 - Itaquera
Transmissão nas rnas redes sociais da SMRI