Terça-feira, 20 de Abril de 2021 | Horário: 18:14

Capital inicia vacinação para idosos com 65 e 66 anos e reabre drive-thrus a partir desta quarta-feira (21/04)

Sistema de postos sem sair do carro será reativado neste feriado nacional de Tiradentes para a primeira dose da vacina contra a Covid-19; UBSs também abrem para imunização

A vacinação contra a Covid-19 na capital paulista inicia uma nova etapa e nesta quarta-feira (21/04). A  Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começa a imunizar os idosos com 65 e 66 anos. A estimativa é que 205 mil pessoas nesta faixa etária sejam vacinadas. Localizados em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, os 20 postos exclusivamente em sistema drive-thru voltam a funcionar, amanhã – feriado nacional de Tiradentes-  e atenderão das 8h às 17h.

Temporariamente, a SMS tem fechado esses espaços após atingir 85% da vacinação do público-alvo de cada etapa. Quando são recebidas novas doses de vacina e um novo grupo é liberado para imunização, os drive-thrus, que funcionam em estádios, shoppings, clubes, igrejas, parques e equipamentos de cultura e lazer, são reabertos.

Além dos drive-thrus, as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas neste feriado, mas apenas para vacinação contra a Covid-19. A população também contará com as AMA/UBS Integradas e os postos volantes, que incluem farmácias, igrejas, supermercados, escolas, praças e também UBS com atendimento drive-thru.

A vacinação contra a gripe (Influenza) não ocorrerá nesta quarta-feira (21) em virtude do ferido de Tiradentes. A campanha, que está sendo realizada nos equipamentos de ensino, será retomada na quinta-feira (22). Veja aqui onde tomar a vacina e quais são os grupos prioritários no momento.

A SMS recomenda aos idosos que busquem os postos de vacinação mais próximos de suas casas, evitando grandes deslocamentos. A ida aos locais deve ocorrer de maneira gradual, evitando aglomerações e longas filas.

Para agilizar o atendimento, é importante que o público-alvo da campanha preencha o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro. A página Vacina Sampa traz todos os detalhes sobre a imunização contra o coronavírus.

Até o dia 19 de abril, foram aplicadas 2.651.530 doses da vacina contra a Covid-19 na capital, sendo 1.722.697 pessoas vacinadas com a primeira dose e 928.833 com a segunda dose e que já completaram o ciclo vacinal. A meta de cobertura vacinal é de 90%.

A Secretaria da Saúde reforça que a segunda dose da vacina é necessária para a proteção adequada contra a Covid-19 e que não completar o ciclo de vacinação compromete a eficácia da resposta do organismo ao imunizante e aumenta riscos da doença.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO FERIADO DE 21 DE ABRIL

468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Das 7h às 19h
Nesta quarta-feira, feriado de 21 de abril, as UBSs abrirão apenas para a vacinação.
Os endereços das unidades básicas de saúde podem ser acessados por esta lista ou pela ferramenta Busca Saúde.

AMAS/UBS Integradas
Das 7h às 19h
Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades.

Postos volantes e UBS com sistema drive-thru
Das 8h às 17h

Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades.

Postos drive-thru
Das 8h às 17h

Nesta quarta-feira (21) a vacinação nos postos drives-thru será direcionada exclusivamente na aplicação da primeira dose para idosos com 65 e 66 anos.

ARENA CORINTHIANS
Av. Miguel Ignácio, 2.492 Curi, Portão E4 – Itaquera

IGREJA BOAS NOVAS
Rua Marechal Mallet, 535 - Vila Prudente