Segunda-feira, 26 de Abril de 2021 | Horário: 08:10

Capital inicia nova fase do Inquérito Sorológico

Quinta etapa do estudo sobre prevalência da infecção pelo coronavírus na população terá início nesta segunda-feira (26/04)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia nesta segunda-feira (26) a quinta fase do Inquérito Sorológico 2021, que tem como objetivo analisar a prevalência da infecção por SARS-CoV-2 na população e acompanhar a evolução da doença em indivíduos não vacinados contra a Covid-19.

A amostragem desta etapa do estudo será realizada até sexta-feira (29), em adultos a partir de 18 anos residentes no município de São Paulo. Serão sorteados 12 domicílios por área de abrangência das 468 UBSs, em todas as regiões da capital, totalizando 5.760 residências. No domicílio, o exame será feito com o morador que fez aniversário mais próximo da data da coleta.

Para aumentar a sensibilidade do estudo serão coletadas duas amostras de sangue de cada pessoa para a realização de teste sorológico por duas metodologias diferentes, uma pelo método Elisa, e a outra pela técnica de quimioluminescência.

Outras quatro fases do Inquérito Sorológico 2021 foram realizadas entre os meses de janeiro e fevereiro. O último mapeamento apontou um índice de prevalência da infecção por Covid-19 de 25%, ou seja, um quarto da população adulta maior de 18 anos residente na cidade de São Paulo já teve contato com o vírus.