Sábado, 15 de Julho de 2017

Capital faz parceria com Prefeitura de São Bernardo do Campo na 29ª edição do SP Cidade Linda

Atividades serão feitas na divisa entre os municípios, abrangendo a manutenção das avenidas dos Ourives e Cursino
902756-Cidade Linda . Ação conjunta com a Prefeitura de São Bernardo do Campo

A 29ª edição do programa SP Cidade Linda, que começa neste sábado (15), conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC, para realizar as atividades de zeladoria no limite dos municípios. Ao longo de toda a semana, os serviços serão realizados na Avenida dos Ourives, abrangendo também a manutenção da Avenida do Cursino, na Zona Sul da cidade.

"É uma ação integrada, cooperada a quatro mãos com o povo de São Paulo e de São Bernardo do Campo, fazendo juntos e melhor, investindo naquilo que a população mais precisa em todas as áreas", disse o prefeito João Doria.

A Avenida dos Ourives tem 1,3 quilômetro de extensão e interliga a Avenida do Cursino à Avenida Helvétia, já no município de São Bernardo do Campo. A área faz parte da Prefeitura Regional do Ipiranga. No total, a operação envolverá 457 pessoas e mais de 80 equipamentos, sendo 361 pessoas e 70 veículos mobilizados pela Prefeitura de São Paulo e 96 pessoas e 12 veículos disponibilizados por São Bernardo do Campo.

Uma rotatória localizada na divisa entre os municípios será completamente revitalizada com a ação conjunta. Haverá o reforço da sinalização e o plantio de grama e arbustos em sua área interna.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo ajudará na limpeza das margens de dois córregos que cortam a região, na pintura de grades de proteção, além de realizar programas específicos do município vizinho, como o “Parede Limpa”, criado para preservar os patrimônios públicos e particulares da cidade contra atos de vandalismo.

O prefeito do município, Orlando Morando, também destacou o trabalho conjunto com a Prefeitura de São Paulo. "É possível fazer mais com menos, arregaçar as mangas e integrar a comunidade", falou Morando.

No decorrer da semana, estão previstos serviços de tapa-buraco, manutenção de logradouros e a revisão de 33 bocas de lobo e galerias. Estão programadas ainda coleta de entulho e grandes objetos e a raspagem de propagandas irregulares fixadas em postes.

Cinco lixeiras feitas de ferro galvanizado serão instaladas ao lado dos pontos de ônibus, que irão passar por manutenção. Os serviços também serão executados nos 25 abrigos e 10 totens na Avenida do Cursino, com especial atenção à retirada de pichação e de cartazes irregulares.

Devido à proximidade dos galhos com a fiação elétrica, 50 árvores serão podadas com a ajuda da AES Eletropaulo em uma ação que está programada para acontecer no próximo dia 30. As equipes do Departamento de Iluminação Pública da capital (Ilume) farão a troca das lâmpadas atuais por outras de vapor metálico, que iluminam mais. Também está prevista a instalação de novos totens de iluminação na região da divisa com a cidade. Para tornar a circulação de veículos e pedestres mais segura, passarão por manutenção 363 placas e 1.090 metros quadrados de sinalização horizontal, além da revisão dos semáforos da região.

A ação contará com o apoio de 20 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e seis da Assistência Social. Também será feita uma ação com os comerciantes da região para estimular a adesão ao programa City Câmeras, uma parceria que busca inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança por meio das imagens feitas por câmeras de monitoramento.

Após a cerimônia, Doria visitou as obras de uma creche próxima ao local do evento, que estavam paradas e foram retomadas na atual gestão.