Segunda-feira, 22 de Maio de 2017 | Horário: 12:37

Capital entra em estado de atenção para escorregamentos após chuvas do fim de semana

Esquipes da Defesa Civil estão mobilizadas para possíveis ocorrências. Elevado acumulado chegou a mais de 60 milímetros de chuva

As chuvas intensas que atingiram a capital paulista deste a última sexta-feira (19) fizeram com que o Centro de Gerenciamento de Emergências decretasse estado de atenção para escorregamentos em toda a cidade na manhã desta segunda-feira (22). O elevado acumulado chegou a mais de 60 milímetros de chuva.

As Prefeituras Regionais de Ermelino Matarazzo, Butantã, Casa Verde, Lapa, Perus, Pirituba/Jaraguá, Freguesia do Ó e Jaçanã/ Tremembé já estavam em atenção desde a última sexta-feira. Hoje, por precaução, entraram também as regionais de Vila Maria / Guilherme, Santana, Aricanduva/Vila Formosa, Guaianases, Itaquera, Itaim Paulista, Mooca, São Miguel Paulista, Penha, São Mateus, Cidade Tiradentes, Vila Prudente, Sé, Pinheiros, M’ Boi Mirim, Campo Limpo, Capela do Socorro, Ipiranga, Jabaquara, Santo Amaro, Vila Mariana, Parelheiros, Cidade Ademar e Sapopemba. As equipes da Defesa Civil em toda cidade estão mobilizadas.

Tempo na cidade
Esta segunda-feira começou com tempo fechado e chuvoso na cidade, mas o sol começou a aparecer entre nuvens em algumas regiões. Os termômetros variam em torno dos 18,5°C e os índices de umidade superam os 80%, segundo medição feita pelas estações meteorológicas automáticas do CGE às 11h45.

No decorrer da tarde o sol segue entre muitas nuvens e a temperaturas não sobem muito, com máximas em torno dos 23°C. Os ventos passam a soprar do quadrante sul e trazem ar mais frio, o que deve provocar declínio significativo das temperaturas, principalmente no final do dia. Dessa forma, as mínimas de hoje devem ocorrer no período da noite, quando os termômetros podem atingir valores abaixo dos 15°C, com sensação térmica ainda mais baixa.

A previsão para os próximos dias é que o tempo melhore e o sol volte a predominar, com temperaturas baixas nas madrugadas e em elevação no decorrer do dia. A terça-feira (23) ainda deve começar com variação de nebulosidade e sensação de frio, mas o sol retorna entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 13°C, enquanto as máximas podem superar os 24°C. No final da tarde a nebulosidade volta a aumentar, mas não há previsão de chuvas significativas.

Na quarta-feira (24) o sol predomina apenas com variação de nuvens, o que favorece a elevação das temperaturas no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 14°C e máximas que devem superar os 26°C. No final da tarde a nebulosidade aumenta um pouco com a chegada da brisa marítima, entretanto não há condições de chuva para a Grande São Paulo.