Sábado, 18 de Março de 2023 | Horário: 19:26

Capital é premiada em evento anual do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado

Dois projetos da rede municipal foram reconhecidos durante congresso realizado na cidade de São Pedro

Durante o 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), realizado no município de São Pedro, entre quarta-feira (15) e sexta-feira (17), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo teve dois projetos reconhecidos no 12º Prêmio David Capistrano, dentro da 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios.

A secretaria venceu, pela quarta vez, o Prêmio David Capistrano com o projeto CTA da Cidade, que é o Centro de Testagem e Aconselhamento itinerante da Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids. Além disso, a SMS recebeu menção honrosa pelo “Cuidado Integral a Transexuais Privadas de Liberdade”, realizado pela Rede de Atenção à Saúde Integral de Pessoas Travestis e Transexuais da Rede Sampa Trans, que integra a Área Técnica de Saúde da População LGBTIA+.

“O reconhecimento ao trabalho realizado pelo CTA da Cidade mostra que a iniciativa tem sido exitosa, especialmente para a população, que se beneficia diretamente com os resultados alcançados”, pontua Cristina Abbate, coordenadora de ISTs/Aids da cidade de São Paulo. "Disponibilizar uma unidade móvel em diferentes locais do município é, além de pioneiro, um passo decisivo no aprimoramento do acesso aos serviços de saúde em ISTs/Aids na capital.”

Nesta edição, cada secretaria poderia vencer com apenas um projeto. Desse modo, foram premiados 15 municípios. A Saúde da capital concorreu com trabalhos nas mais diversas frentes como atenção básica; assistência farmacêutica; gestão de pessoas, do trabalho e educação permanente; gestão em saúde, participação socia; promoção em saúde e práticas integrativas e complementares; regulação e redes de atenção em saúde; saúde mental, álcool e outras drogas; vigilância em saúde e tecnologia e inovação.

A secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino, acompanhou a exposição dos projetos inscritos, juntamente com outros representantes da SMS. “O Cosems/SP é um evento muito importante para a saúde pública do país. É sempre um prazer representar a SMS, pois nossos trabalhos são referência para outros municípios”, ressaltou.

A Escola Municipal de Saúde (EMS) atuou diretamente no processo de avaliação e inscrição dos trabalhos apresentados pela SMS neste ano, por meio da criação de um formulário e da submissão dos projetos a uma comissão formada por profissionais da EMS. As Escolas Municipais de Saúde Regionais (EMSRs), por sua vez, fizeram essa mesma curadoria com os trabalhos de suas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). “Mais importante do que a premiação em si, é essa troca de experiências entre os municípios”, destacou Marcelo Scrocco, diretor da EMS.

CTA da Cidade
O CTA da Cidade é uma iniciativa inédita da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo que se desloca pela capital paulista oferecendo todos os serviços existentes nos nove CTAs fixos da Rede Municipal Especializada (RME) em ISTs/Aids, que conta, também, com 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs). Implementado pela Coordenadoria de ISTs/Aids em novembro de 2021, a unidade móvel tem o objetivo de diminuir barreiras de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a população mais vulnerável ao HIV (sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana) e a outras ISTs.

A unidade itinerante conta com áreas de triagem, espera e coleta de exames, laboratório próprio, testagem rápida para HIV e sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo. Além disso, o serviço oferece teste diagnóstico para clamídia e gonorreia (com aplicação de medicamento em casos sintomáticos) e hepatites B e C.

O munícipe atendido na unidade móvel pode ainda iniciar as profilaxias pré-exposição (PrEP) ou pós-exposição (PEP), além de retirar a primeira terapia antirretroviral (Tarv) caso teste positivo para o HIV. Nestes casos, a equipe passa orientações e realiza exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Quando necessário, também são feitos encaminhamentos aos serviços da RME em ISTs/Aids para dar seguimento ambulatorial. A continuação da Tarv, por exemplo, é realizada nas unidades do SAE.

Também estão disponíveis no CTA da Cidade camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV, que permitem que as pessoas façam o teste onde e quando preferirem.

Desde outubro de 2022 o serviço oferece também teleatendimento a pacientes que passaram pela unidade e são encaminhados pela equipe de saúde para a teleconsulta por meio do aplicativo e-saúdeSP. Munícipes que fizeram testes de sífilis, clamídia ou gonorreia no equipamento itinerante podem consultar os resultados – que levam até 15 dias para ficarem prontos – também pelo app. Como o CTA da Cidade se desloca pelo município, caso o resultado dê positivo, o paciente consegue passar pela teleconsulta e receber pela própria plataforma a receita dos medicamentos.

Em janeiro deste ano a unidade itinerante passou a disponibilizar ainda a PrEP sob demanda. O comprimido da profilaxia se mantém o mesmo, mas a forma de administrá-lo ganhou uma nova opção, conforme a necessidade do usuário. Em vez de tomá-lo todos os dias, a pessoa pode tomar dois comprimidos de 2h a 24h antes da relação sexual, um comprimido 24h após a dose inicial e outro 48h também após a dose dupla (2+1+1). A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais que impedem a infecção pelo HIV, caso haja exposição ao vírus.