Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021 | Horário: 09:54

Capital completa um mês de vacinação contra a Covid-19 com mais de 530 mil doses aplicadas

Balanço parcial com dados coletados até quinta-feira (18) aponta 438.623 aplicações de primeira dose e 94.554 de segunda dose

A cidade de São Paulo completa nesta sexta-feira (19) um mês da campanha de vacinação contra a Covid-19. Balanço parcial com dados coletados pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) até quinta-feira (18) mostra que 533.177 doses já foram aplicadas na cidade. Desse total, foram 438.623 aplicações de primeira dose e 94.554 de segunda dose.

O primeiro lote contendo 203 mil doses chegou no dia 19 de janeiro e foi destinado à imunização dos profissionais da linha de frente da saúde, idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI), indígenas aldeados e quilombolas. A técnica de enfermagem Helen Cristina de Camargo Seixas Pacheco, de 46 anos, funcionária da linha de frente do enfrentamento à pandemia no Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, em Pirituba, foi a primeira profissional da saúde da rede municipal a receber a vacina.

O município de São Paulo recebeu as seguintes remessas de vacinas:

19/01 – 203 mil doses da Coronavac
25/01 - 165.300 doses da AstraZeneca
28/01 - 1.226 doses da Coronavac
1º/02 - 176.680 doses da Coronavac
10/02 - 1.580 doses da AstraZeneca e 84.391 doses da Coronavac
10/02 – 203 mil doses da Coronavac para segunda aplicação

Idoso vai a um dos postos drive-thru montados pela Prefeitura na cidade de São Paulo para ser vacinado (Foto: Alexandre Moreira)

No dia 20 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde iniciou a aplicação da primeira dose aos indígenas aldeados da capital
. No dia 5 de fevereiro, foi a vez dos idosos a partir de 90 anos começarem a receber a vacina. Para atender a esse público, a Prefeitura implantou cinco postos drive-thru para garantir conforto, acessibilidade e segurança no momento da vacinação.

O cronograma foi ampliado também para os profissionais de saúde com 60 anos ou mais, a partir do dia 9 de fevereiro, e idosos de 85 a 89 anos, que começaram a receber as primeiras doses no dia 11 de fevereiro. O último grupo incluído no Plano Municipal de Imunização (PMI) foi o das pessoas em situação de rua com 60 anos ou mais, com a aplicação da primeira dose a partir de 12 de fevereiro.

De acordo com os dados da Covisa, já são 64.915 idosos entre 85 e 89 anos vacinados com a primeira dose e 2.491 com a segunda dose. Entre os idosos com mais de 90 anos, 44.657 já tomaram a primeira aplicação e 2.675 a segunda.

Nesta fase da campanha, seguindo os critérios dos programas Estadual e Nacional de Imunização, o Programa Municipal de Imunização realiza a segunda aplicação nos profissionais de saúde da linha de frente, idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência, pessoas com deficiências abrigadas em instituições sociais e indígenas aldeados da capital.

Todas as salas de vacina das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo estão abastecidas de maneira a garantir o acesso às vacinas dos grupos prioritários elegíveis no momento, conforme instrutivos disponíveis no site prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa.

A Covisa esclarece que os dados de vacinados são parciais. Eventualmente, doses aplicadas não foram incluídas até o fechamento do dia na plataforma VACIVIDA.

Para agilizar o atendimento e evitar aglomerações, a recomendação é o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). A ação economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. Saiba mais sobre o pré-cadastro.

A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Horário: De segunda a sexta, das 7h às 19h
Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde