Segunda-feira, 23 de Março de 2020 | Horário: 11:35

Capital começa campanha de vacinação contra a gripe (Influenza)

Imunização acontece simultaneamente em 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS); ação conta com a participação de mais de 20 mil profissionais de saúde
848516-Campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de São Paulo Iniciou na manhã desta segunda-feira (23/03) a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) para prevenção da população. A imunização acontece simultaneamente em 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, nesta primeira etapa, será exclusiva para idosos e profissionais da saúde, sendo gradativamente disponibilizada para outros grupos.

O prefeito Bruno Covas acompanhou o início das ações na UBS Max Perlman, na Vila Nova Conceição. “A ideia nessa primeira etapa da campanha é vacinar 1,8 milhão de pessoas na cidade de São Paulo. Vamos chegar a 90% da população imunizada com as outras etapas”, destacou.

Todo ponto de vacinação terá um médico para avaliar as pessoas. As ações contam com a participação de 20 mil funcionários das equipes de saúde, além de dois mil estagiários em saúde da Prefeitura.

Também já estão distribuídas na cidade 20 tendas de parceiros da Secretaria da Saúde e das subprefeituras, além de outras 90 tendas solicitadas à SP Turis.

Nossa equipe foi treinada para que o fluxo de vacinação ocorra o mais rápido possível. A pessoa chega, é acolhida, é vacinada e sai. Entra por uma porta e sai por outra. Também montamos estruturas externas onde foi possível para que as pessoas nem precisem entrar”, explicou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Na cidade de São Paulo, a vacinação também ocorrerá em 450 escolas municipais, e, ainda contará com a participação de mais de 600 instituições (associações de moradores, organizações sociais, casas de repouso, Instituições de Longa Permanência para Idosos, igrejas, templos, casas de oração, escolas de samba, entre outras, para levar a vacina para pessoas acamadas, mesmo em conjuntos habitacionais. A Prefeitura terá ainda 264 vans pra que as equipes de saúde cheguem às pessoas acamadas.

Acesse a planilha com os endereços das escolas com vacinação

Segundo o secretário municipal da Saúde, as ações para vacinação também contarão com uma busca ativa. “As nossas equipes irão até as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), casas de proteção, além de realizar visitas a idosos acamados que são acompanhados pelas unidades de saúde” , destacou.

A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid 19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.

Para saber qual a UBS mais próxima de sua residência, acesse o Busca Saúde.

Veja a relação dos grupos prioritários:

Drive Thru

Cada unidade de Saúde poderá montar estruturas que possibilitem a agilização da aplicação da vacina. Na UBS Max Perlman, por exemplo, além de uma tenda, também houve a disponibilização de uma das faixas de trânsito, com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para uma espécie de drive thru da vacina.

No local, os motoristas encostam o carro, passam por uma triagem e são vacinados, tudo sem sair do carro.

A publicitária Rita Ribeiro, que levou a mãe para vacinação, aprovou a medida. “Nunca tinha visto algo parecido. Espero que outras unidades também possam buscar alternativas parecidas com essa para fazer com que nossos idosos fiquem o menor tempo possível nas ruas”, finaliza.