Quinta-feira, 25 de Março de 2021 | Horário: 19:47

São Paulo terá mais 240 novos leitos para covid-19 e 55 para outras doenças

Anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas durante coletiva de imprensa on-line, nesta quinta-feira (25/03); ação contará com o apoio de empresas parceiras

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), irá ampliar a rede de atendimento da capital com 240 novos leitos, sendo 60 de UTI e 180 de enfermaria, para o tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus e outros 55 leitos para casos não covid. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas durante coletiva de imprensa on-line, nesta quinta-feira (25/03).

A ampliação dos leitos da rede pública municipal contará com o apoio de empresas parceiras. As Casas Pernambucanas cederam uma unidade na Estrada do Campo. No local, serão instalados 55 leitos para pacientes que não estão com covid. Os 15 primeiros leitos devem ser entregues no início de abril e o restante com o prazo de 30 dias.

“Os leitos não covid são muito importantes para que a gente possa desafogar outros hospitais nossos, que paulatinamente temos transformado em hospitais quase que exclusivos para covid, para receber pacientes não covid com uma estrutura hospitalar mais reduzida”, explicou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Parcerias

A UNINOVE cedeu um andar da unidade Vergueiro gratuitamente e a Prefeitura de São Paulo apenas irá alocar recursos humanos no local. O equipamento de Saúde contará com 180 leitos de enfermaria e 20 de UTI, com início previsto para o dia 5 de abril.

O Hospital Vila Santa Catarina também será ampliado para receber 40 novos leitos de UTI. A ação contará com o apoio da Gerdau, Banco BTG, Suzano e Península, que irão arcar com uma construção modular de alto padrão que poderá ser utilizada permanentemente similar a que foi feita na ampliação dos leitos do Hospital do M’Boi Mirim. A previsão é que toda estrutura dessa doação esteja pronta na última semana de abril.

Segundo o secretário Edson Aparecido, o Ministério da Saúde também se colocou à disposição para auxiliar na ampliação dos leitos na capital. “Na manhã de ontem o atual ministro Marcelo Queiroga nos ligou colocando a estrutura do Ministério totalmente à disposição e confirmou a habilitação de 729 leitos exclusivos para covid na cidade de São Paulo”, disse.

A cidade conta, atualmente, com 1.349 leitos de UTI, e 1.241 de enfermaria para covid-19. A administração municipal atuou de maneira emergencial na ampliação de leitos. Antes da pandemia, a cidade contava com 507 leitos de UTI.