Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019

Capela do Socorro ganha nova Unidade Básica de Saúde

Horário: 00:00
Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Lucélia, na Zona Sul, foi inaugurada pela Prefeitura de São Paulo e tem capacidade para mais de 3,5 mil atendimentos mensais
864950-Inauguração da UBS Jardim Lucélia
A população da região da Capela do Socorro, zona Sul de São Paulo, recebeu nesta quarta-feira (30), a nova Unidade Básica de Saúde (UBS ) Jardim Lucélia, inaugurada pela Prefeitura de São Paulo.  A nova UBS, com capacidade para realizar mais de 3,5 mil atendimentos mensais, atender uma demanda antiga da região, conforme explicam os moradores antigos da região, como Rosalina do Prado Silva, que mora há 50 anos no bairro. "Sou nascida aqui no bairro e vejo a entrega dessa unidade como uma das coisas mais importantes que já foram feitas aqui, é a realização de um sonho. No passado, nós tínhamos que ir à Santo Amaro quando precisávamos de atendimento médico, mas agora temos essa nova realidade", conta emocionada.

Gerenciada pela Organização Social Associação Saúde da Família (ASF), a UBS passa a atender os cerca de 24 mil moradores da região, que agora contam com equipe formada por 83 profissionais, incluindo seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), três equipes de Saúde Bucal, clínicos gerais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), que tem a função essencial nas ações no território e estimativa de realizar uma média de 7,2 mil visitas mensalmente.

"Agora tudo melhora. Antes era a maior dificuldade para gente ir atrás de médico, mas com essa unidade aqui perto, com essa estrutura e nova, está tudo melhor e mais perto para todos nós. É uma benção ", conta Jane Bispo, morada da região que fez questão de visitar a nova Unidade.

As equipes médicas e odontológicas da nova UBS serão responsáveis pela realização de mais de 3,5 mil atendimentos por mês, incluindo 2,5 mil consultas médicas e 936 consultas de enfermagem.

"Com essa entrega de hoje, nós conseguimos  ocupar um vazio de assistência muito grande e importante aqui no Grajaú. Inauguramos a UBS Anchieta há mais ou menos 3 meses e agora com o Lucélia, a gente redistribui a população que precisa de atendimento médico na região", destaca o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido dos Santos.

Com a entrega desta unidade, o município de São Paulo totaliza 468 UBSs em funcionamento em toda a Capital.

Estratégia Saúde da Família (ESF)

O investimento na atenção primária também era uma solicitação local. Com o acréscimo das equipes de ESF da UBS Jardim Lucélia, a cobertura do programa na região da Capela do Socorro passará de 57% para 63%, o que representa 115 equipes atendendo no território. O modelo é baseado no trabalho de equipes multidisciplinares com objetivo de promover a aproximação da unidade com a comunidade, desenvolvendo ações de acordo com as necessidades locais.

Mais serviços

O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e vai desenvolver programas de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como o Mãe Paulistana, Nossos Idosos, Oxigênioterapia Domiciliar, Auto Monitoramento Glicêmico, Grupo Planejamento Familiar, Práticas Integrativas em Saúde (Lian-Gong e dança circular), Programa Saúde na Escola (PSE) e Núcleo de Prevenção à Violência.