Terça-feira, 14 de Setembro de 2021 | Horário: 15:19

Capacitadas pela Prefeitura, costureiras da Zona Leste produzirão peças para apresentarem na São Paulo Fashion Week

Curso de design e criação será no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e terá duração de dois meses

A Prefeitura iniciou nesta terça-feira (14) o curso de moda que levará peças de costureiras da Zona Leste para a São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do país. A ação, realizada por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), em parceria com o Instituto In Mod no âmbito do Programa Fashion Sampa, oferecerá dois meses de qualificação. As aulas serão oferecidas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana, órgão vinculado à pasta.

“A Prefeitura apoia a São Paulo Fashion Week há muitos anos e agora estamos estendendo a nossa parceria para os pontos mais vulneráveis da capital, como a própria Cidade Tiradentes, onde oferecemos o curso de Moda e Costura que já formou mais de 600 pessoas”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

A secretária destaca que, além do conhecimento técnico de produção de peças, o curso será fundamental para impulsionar a geração de renda de costureiras região, principalmente neste momento de retomada econômica, e para apresentar as ideias e criações de grandes talentos da Zona Leste de São Paulo

Criação e design

Para a qualificação foram selecionadas 40 costureiras da região, entre elas ex-alunas dos módulos Básico e Avançado de Moda e Costura, curso oferecido pela Fundação Paulistana. As participantes receberão 40 horas de conteúdos sobre criação e design para a produção das peças. As aulas serão ministradas pelo estilista Jefferson de Assis, que também nasceu na Zona Leste e participou de edições da São Paulo Fashion Week. O estilista integrou o casting do Amni Hot Spot, de 2001 a 2006, e da São Paulo Fashion Week SPFW de 2007, tendo seus produtos comercializados e exibidos em São Paulo, Nova York, Düsseldorf, Paris e Tóquio.

A Fashion Week está prevista para acontecer na segunda quinzena de novembro e as participantes do curso serão desafiadas a confeccionar coleções de edição limitada que serão distribuídas para jornalistas e influenciadores que frequentam o evento.

“Estamos iniciando hoje mais uma etapa do nosso sonho de contribuir com a transformação de vida de mulheres com vivências incríveis e de uma região com tantos talentos. Estamos ansiosos para esta edição do Fashion Week, para que possamos levar histórias inspiradoras para as passarelas”, declara o fundador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges.

O curso Moda & Costura da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi criado em 2017 e já qualificou 670 costureiras, com aulas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT).

“O Centro de Formação Cultural cidade Tiradentes é um equipamento de 20 mil metros quadrados que reúne salas de recriação, Teia, Fab Lab e muitas outras ações da Prefeitura, que transformam o espaço em um espaço tecnologia e moda. Tudo isso para fomentar a geração de renda dos nossos alunos e a vocação da região em economia criativa”, enfatiza a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel. “É uma honra receber mais uma vez a equipe do Fashion Week no nosso espaço para prestigiar os talentos do extremo Leste da cidade, impulsionando ainda mais a economia local qualificação profissional”, conclui.

Sobre o Fashion Sampa

Este projeto tem um olhar amplo e estratégico da cadeia da moda, gerando oportunidades de trabalho, emprego e renda, além de promover ações de qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e fomento à competitividade do setor. Também incentiva a transparência e a produção consciente, levando em consideração o processo de produção em sua totalidade, defendendo o trabalho com oportunidades iguais e incentiva a utilização de novas tecnologias.

Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidados de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo. Aulas sobre trabalho no varejo, assistente administrativo, de RH, financeiro e de logística, assim como elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia também fazem parte da grade.