Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2019 | Horário: 12:01

Campeonato de futebol amador Taça das Favelas chega a São Paulo

Cerimônia de lançamento será no Museu do Futebol, no Pacaembu; times masculinos e femininos de toda a cidade podem se inscrever
1669514-

O torneio amador de futebol Taça das Favelas chega à cidade de São Paulo, com apoio da Prefeitura.

A competição é realizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e o evento de lançamento foi nesta quinta-feira (31), no Museu do Futebol, no Pacaembu.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, oferece suporte ao evento, com a cessão dos campos dos Centros Esportivos e infraestrutura como ambulâncias e arbitragem.

Esporte de inclusão

Depois de passar por 12 capitais brasileiras, o campeonato recebeu o apoio da administração municipal e agora faz parte do calendário esportivo oficial de São Paulo. A iniciativa deve mobilizar cerca de 20 mil jovens, entre meninos, de 14 a 17 anos, e meninas que disputarão a categoria livre (aberta para todas as idades). Porém, a meta da organização da competição é de que em dois anos sejam mais de 200 mil participantes diretos.

“Esse projeto já é um sucesso em vários locais do país. São Paulo não poderia deixar de abraçar esse trabalho, que contribui de maneira única para integrar jovens e comunidades carentes por meio do esporte”, destaca João Farias, secretário de Esportes e Lazer.

De acordo com a organização da competição, os times sairão de uma triagem em 240 comunidades. A previsão é de que participem 32 equipes masculinas e 16 femininas. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 31 de janeiro e ficam abertas até 20 de fevereiro, pelo site www.tacadasfavelas.com.br.

“A CUFA já realizou as mais variadas ações em São Paulo e conhece o grau de exigência. Agora, chega a São Paulo com o projeto consolidado e grandes parceiros”, afirma Celso Athayde, idealizador da competição.

Bola Rolando

A primeira partida da 1ª edição da Taça das Favelas de São Paulo será em 6 de abril. Antes, no dia 30 de março, os jogadores e treinadores vão passar pelo congresso técnico, onde receberão orientações de regulamento e arbitragem.

Os jogos da fase inicial serão realizados nos campos do CE Vila Manchester (Zona Leste), CE Edson Arantes do Nascimento (Zona Oeste), CE Jardim São Paulo (Zona Norte), Estádio Municipal Jack Marin (Centro), e do CE Vila Guarani (Zona Sul).

Os campeões da Taça das Favelas São Paulo, feminino e masculino, serão conhecidos no dia 1º de junho.