Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018 | Horário: 12:07

Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados reúne as principais equipes do país

Torneio reúne 12 equipes e tem como objetivo estimular práticas de esporte e inclusão na cidade
1374696-

Começou nesta quinta-feira (15), às 9h, o Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados 2018. O evento é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEME) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), e tem apoio da Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos (ABDF). Os jogos acontecem até o próximo domingo (18) e a entrada é gratuita.

O torneio será realizado simultaneamente em três lugares: no Centro Paralímpico Brasileiro, no Centro Esportivo Santo Amaro e no Parque Ibirapuera, todos na Zona Sul da cidade.

Os confrontos foram definidos na véspera do início do campeonato, na última quarta-feira (14), em sorteio na sede da Federação Paulista de Futebol. Os 12 times são: Corinthians Mogi, Aparecidense, ADFEGO-Goiás, São Paulo Futebol Clube, Instituto Só Vida, Ponte Preta, Adesul Fortaleza, AMDA Minas, Assama Maringá, Bahia, Tigres da Bahia e Faro Rio das Ostras.

Na primeira fase, as equipes são divididas em dois grupos, que, nos dias 15, 16 e 17, se enfrentam em cinco rodadas nos períodos da manhã e da tarde. A última rodada será às 10h30 do dia 17.

Ainda no dia 17, a partir das 16h, no Centro Esportivo Santo Amaro, serão disputadas as semifinais entre os primeiros e segundos colocados dos dois grupos. As disputas pelo terceiro e quarto lugares e a grande final serão no dia 18, no Parque Ibirapuera, a partir das 9h.

A premiação está marcada para 12h30, seguida da apresentação do MC Billy Saga, ativista do direito das pessoas com deficiência e com duas décadas de história no rap.

“Nosso objetivo é difundir a prática esportiva para pessoas com deficiência como um vetor de inclusão. E mais: mostrar que o futebol, o esporte mais amado e praticado em todo o país, também está alinhado à causa”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

O campeonato também conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude.

Confira abaixo a programação e locais dos eventos:

15/novembro
- Centro Paralímpico Brasileiro, Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, Vila Guarani
- Parque Ibirapuera, Quadra de Futebol Society, Avenida IVº Centenário, Portão 6, Ibirapuera

Tarde – 16h e 17h30

16/novembro

Tarde – 16h e 17h30

17/novembro

Disputa das Semifinais
16h - Semifinal A - Centro Esportivo Santo Amaro (Joerg Bruder), Avenida Padre José Maria, 555 – Santo Amaro
17h30 – Semifinal B - Centro Esportivo Santo Amaro (Joerg Bruder), Avenida Padre José Maria, 555 – Santo Amaro

Dia 18/novembro
Disputa da final do Campeonato Brasileiro e Cerimônia de Premiação

9h30 - Disputa 3º e 4º lugares
11h - Disputa pelo título de Campeão
12h30 - Cerimônia de Premiação
13h - Apresentação artística – Show Billy Saga

Alojamento dos atletas:
Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, Rua Manoel da Nóbrega, 1.361, Ibirapuera.