Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta segunda (21) em São Paulo

Serão mais de dois mil postos de vacinação no município; cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber vacina

A Campanha de Vacinação contra a Raiva para cães e gatos no município de São Paulo tem início nesta segunda-feira (21) nos mais de dois mil postos volantes e fixos de vacinação – um deles é no próprio Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP).

Na ação, que vai até o dia 3 de setembro, serão oferecidas um milhão de doses da vacina. A expectativa é imunizar ao menos 900 mil cães e gatos.

O serviço é gratuito e o proprietário precisa transportar seu animal doméstico de forma adequada: cães na coleira e guia, e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e incidentes.

A raiva é uma doença transmissível,  caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. “A adesão da população à campanha é importante para que a raiva permaneça sob controle. Desde 1981 não há registro de caso de raiva humana no município”, explica a veterinária do CCZ-SP, Maria Cristina Novo Campos Mendes.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina - inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio -; as exceções sãos os doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).

A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença. Outras práticas também são importantes, tais como:

• Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos;
  • Não mexer em cães e gatos desconhecidos para evitar um possível ataque;
  • Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato, lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na unidade de saúde mais próxima;
  • Em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos; o que evita o contato com morcegos.

A aplicação da vacina é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal nº 13.131/01. As seringas e agulhas são descartáveis e a relação completa dos postos, com local e data da vacinação, pode ser obtida aqui ou pelo telefone 156. Os postos funcionarão das 9h às 17h.

Recomendações para o dia da vacinação

• Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos;
  • Gatos são mais assustados. Portanto, devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes;
  • Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos
Data: de 21 de agosto a 3 de setembro