Terça-feira, 19 de Junho de 2018 | Horário: 18:49

Campanha da Prefeitura de São Paulo é premiada com Leão de Bronze em Cannes

Vídeo mostra intervenções artísticas criadas para indicar aos moradores de rua que eles e seus cães são bem-vindos nos Centros Temporários de Acolhimento (CTAs)

Uma campanha publicitária lançada em abril deste ano pela Prefeitura de São Paulo recebe nesta terça-feira (19), em Cannes, o Leão de Bronze em outdoor pelo vídeo “Sendo Visível”, criado pela agência Nova/SB. É a primeira vez que uma campanha da Prefeitura recebe este importante prêmio da publicidade mundial.

A ação com grafites ocupou os tetos de viadutos da cidade como uma forma de comunicar às pessoas em situação de rua os endereços dos Centros Temporários de Acolhimento (CTAs) que aceitam receber seus cachorros. A estratégia inovadora de comunicação foi criada considerando que essas pessoas geralmente não têm acesso às fontes tradicionais de informação.

“A Prefeitura busca inovar em sua comunicação para alcançar os mais diversos públicos que vivem na cidade. Trabalhamos para comunicar a todos as ações que fazemos para o bem-estar da população. E este prêmio é importante porque mostra que estamos no caminho certo”, diz o secretário especial de Comunicação, Fábio Santos.

Muitos moradores de rua recusam o acolhimento para não abandonarem seus cães, que antes não eram aceitos nos abrigos. Hoje, no entanto, nove CTAs aceitam e garantem espaço para os bichinhos. Para impactar esse público extremamente específico, foram convidados grafiteiros da capital paulista para pintar mensagens que chamassem a atenção das pessoas em situação de rua exatamente no momento em que estivessem deitados sob os viadutos em cinco locais próximos aos CTAs.

“Nosso objetivo foi ‘falar’ com essas pessoas na hora em que elas vão dormir. Quando deitam, é esse o cenário que veem: o teto dos viadutos. Estamos utilizando esse espaço público para comunicar uma mensagem de interesse público. É como criar uma nova mídia, específica para falar com o morador de rua”, explicou Átila Francucci, vice-presidente de criação da nova/sb e idealizador da ação.

Cada um dos artistas participantes – Galo, Randal, Pixote, Thassio e René Muniz – teve total liberdade para desenvolver seu trabalho, tendo como objetivo passar a mensagem de que os moradores de rua e seus cães seriam bem recebidos nos novos abrigos. Além do forte apelo visual e estilo de cada um dos autores, elas traziam informações relevantes sobre endereço, direção e, principalmente, a conscientização de que os cães, agora, também eram bem-vindos.

As obras ficarão disponíveis nos viadutos por tempo indeterminado. Confira o endereço de cada uma das obras e os artistas responsáveis:

Viaduto Antártica (Praça Tomás Morus, s/n – Água Branca)

Artista: Galo (@galografitti)

Viaduto Rangel Pestana (Rua da Figueira, 273 - Brás)

Artista: Randal (@randalbonezl)

Viaduto Abreu Sodré (Avenida Prefeito Passos, 07 - Liberdade)

Artista: Pixote (@pixotemushi)

Viaduto Av. São João, 1.653 – República

Artista: René Muniz (@renemunizz)

Viaduto Dr. Eusébio Estevaux, 813 - Centro

Artista: Thassio (@thassio_bertani)

Assista ao vídeo premiado clicando aqui