Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 | Horário: 15:00

Calçadões do Centro recebem mutirão

Serviços começarão na próxima sexta (24) com objetivo de garantir a segurança de pessoas que transitam pelos locais. Esta é uma medida urgente de manutenção até o início das obras previstas de troca do piso

As condições atuais dos calçadões da região central da cidade, nos pontos com piso de mosaico português, levaram à Prefeitura a organizar um grande mutirão para recompor as pedras a partir das 9h desta sexta-feira (24). A iniciativa irá contemplar 20 vias, entre elas o Vale do Anhangabaú e as ruas 15 de Novembro e Direita. Sete equipes da Prefeitura Regional Sé serão responsáveis pela recomposição do mosaico nas áreas com problemas.

“Os reparos serão feitos de forma emergencial em vias que já diagnosticamos como as mais problemáticas. O trabalho é diário e quase artesanal, o que demanda muito tempo das equipes em um único local”, explicou o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak.

O piso, construído na década de 1970, sofre diariamente com o trânsito de carros-fortes e de caminhões, que abastecem bancos e lojas localizados nos calçadões. Isso sem falar nas inferências de concessionárias de serviços que possuem redes subterrâneas, retiram as pedras para realizar os reparos e nem sempre a recolocação segue os parâmetros e padrões exigidos pela Prefeitura.

Um levantamento feito por técnicos estima que serão necessários 279 metros quadrados de mosaico branco, 13,84 preto, 84,70 do vermelho, além de 1.188 placas de granito. Odloak afirma ainda que, com as diversas frentes de trabalho, será possível resolver os problemas em uma área maior.

Novo piso:
Atualmente, está em andamento um projeto para a troca do piso das pedras portuguesas por outro material mais resistente e de fácil manutenção. A previsão é que a primeira etapa das obras seja iniciada em 2018.