Domingo, 18 de Abril de 2021 | Horário: 08:04

Blitze educativas contra covid-19 serão realizadas na próxima semana

Ação, que teve início em julho de 2020, já orientou 27.968 munícipes sobre a correta utilização das máscaras e instruiu proprietários de 15.301 estabelecimentos comerciais

A Prefeitura de São Paulo realiza na próxima semana, na segunda (19), terça (20), quinta (22) e sexta-feira (23), quatro blitze educativas com enfoque na prevenção da Covid-19. As ações são uma iniciativa conjunta das secretarias municipais da Saúde (SMS), Mobilidade e Transportes (SMT) e também contam com a participação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) da Polícia Militar.

As intervenções de conscientização ocorrerão das 7h às 9h, nos seguintes locais:

• Segunda-feira (19) – Avenida dos Nacionalistas com a Avenida Aguiar da Beira – Zona Leste;
  • Terça-feira (20) – Viaduto Pedroso X Rua Maestro Cardim – Zona Central;
  • Quinta-feira (22) – Avenida Deputado Cantídio Sampaio X Rua Henry Charles Potel – Zona Norte;
  • Sexta-feira (23) – Estrada Ecoturística de Parelheiros com a Avenida Fernando da Cruz Alves– Zona Sul.

Os trabalhos possibilitam a exibição de mensagens por profissionais de saúde aos motoristas, lembrando sobre as medidas essenciais para prevenir a disseminação da doença. A CET também colocará um painel móvel em cada um dos locais com a mensagem “previna-se do coronavírus, use máscara sempre”.

A medida tem caráter preventivo e também é uma forma de conscientizar a população sobre os riscos da doença.

Balanço
Desde 1º de julho de 2020 a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), tem orientado munícipes durante as blitze. Na capital, as atividades são realizadas por profissionais das 28 Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) espalhadas pela cidade, que abordam e orientam os munícipes.

Até quarta-feira (14), 27.968 pessoas foram informadas sobre a correta utilização das máscaras, assim como 15.301 proprietários de estabelecimentos orientados. Foram distribuídos 12.038 materiais gráficos educativos, e 1.770 máscaras ofertadas durante as ações executadas nos grandes centros comerciais, nas diferentes regiões de São Paulo e locais com o maior fluxo de pessoas.