Notícia na íntegra

Quinta-feira, 26 de Março de 2020 | Horário: 08:52

Bilhete Único: veja as medidas tomadas pela Prefeitura durante a quarentena

Mudanças abrangem o atendimento nos postos e para o Bilhete Único Estudante, Especial PCD e Especial Idoso

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da SPTrans, promoveu mudanças no Bilhete Único Estudante (gratuidade e meia tarifa), Bilhete Único Especial PCD e no atendimento no Posto Central e nos postos instalados nas subprefeituras para evitar a disseminação do novo coronavírus. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou como pandemia a circulação do novo vírus causador da COVID-19. A transmissão já ocorre regionalmente no Brasil e é necessário adotar medidas para conter a disseminação da doença. 
 
As medidas visam evitar o contágio pelo coronavírus (Covid-19) e, assim, garantir a segurança dos usuários e colaboradores da SPTrans. 

 
Fechamento do Posto Central 

Posto Central, localizado na Rua Boa Vista nº 274, Centro, está fechados por tempo indeterminado desde segunda-feira (23/03). 

 
Posto Central 

Para quem já solicitou o pré-agendamento, a SPTrans viabilizará o atendimento remoto. E as auditorias médicas, inclusive as já agendadas, serão reagendadas quando o serviço for retomado. 

Os usuários deverão acessar o link: http://www.sptrans.com.br/atendimento para serem atendidos de forma on-line. 

 
Postos de atendimento nas Subprefeituras 

Os Postos de Atendimento nas Subprefeituras estão fechados por tempo indeterminado desde o dia 23 de março. 
 
A partir desta data a revalidação do Bilhete Único Especial para Pessoas com Deficiência foi automática, por até 90 dias. Em caso de dúvidas acesse o link: http://www.sptrans.com.br/atendimento. 

 
Atendimentos nas Bilheterias nos terminais urbanos 

O atendimento nos postos instalados nos terminais de ônibus é das 6h às 22h, de segunda a segunda, desde o último dia 23 de março. 

 Vale destacar que um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site http://www.sptrans.com.br/app/. Após a compra dos créditos, recarregue o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos. 

 
Renovação automática do Bilhete Único Especial PCD 

 
Todos os cartões de Bilhete Único Especial PCD com data de validade a partir de 23 de março serão revalidados automaticamente por até 90 dias para evitar o comparecimento presencial. 

 
Suspensão das cotas de gratuidade e da comercialização de meia tarifa do Bilhete Único do Estudante 

A comercialização da meia tarifa para estudantes está suspensa desde 23 de março com base no Decreto Nº 59.283, de 16 de março de 2020, que determina a interrupção gradual das aulas na rede pública municipal de ensino. Vale ressaltar que a cota já adquirida poderá ser utilizada normalmente. 

Já a cota de gratuidade de abril não será gerada, mas a cota que já foi disponibilizada e carregada no cartão também poderá ser utilizada normalmente. Ou seja, tanto para a gratuidade quanto para a meia tarifa os créditos já carregados no cartão continuam disponíveis para utilização dos estudantes. 

 
Suspensão do envio do Bilhete Único Estudante para as escolas 
 
A SPTrans suspendeu o envio de cartões de Bilhete Único Estudante para as Unidades de Ensino, tendo em vista que ficarão fechadas pelos próximos dias. 

 
Idoso pode tirar dúvidas sobre o Bilhete Único Especial Idoso por e-mail 

Excepcionalmente, os idosos podem tirar dúvidas, bloquear o Bilhete Único Especial Idoso (por motivo de perda ou roubo) e até apresentar justificativa após bloqueio do cartão pelo e-mail atendimento.idoso@sptrans.com.br. A SPTrans informa ao passageiro idoso que não haverá atendimento presencial e para qualquer dúvida, envie e-mail. 
 
Importante mencionar que mesmo sem o cartão a pessoa idosa poderá embarcar e desembarcar pela porta dianteira do veículo apresentando ao operador um documento oficial com foto no momento do desembarque. 

Confira aqui se a sua linha de ônibus será alterada por conta do recesso escolar no link http://www.sptrans.com.br/covid-19 

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