Terça-feira, 11 de Agosto de 2020

Banco de Alimentos abre nova chamada para o cadastramento de entidades interessadas em receber doações

Organizações devem se candidatar e entregar a relação de documentos até segunda-feira, 17 de agosto

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abriu nova chamada para o credenciamento de 50 novas entidades assistenciais interessadas em receber cestas básicas, insumos, frutas, legumes e verduras do Programa Municipal Banco de Alimentos. As inscrições estão abertas até 17 de agosto.

“O Banco de Alimentos tem sido uma importante ferramenta da Prefeitura para mitigar a crise causada pelo coronavírus. Esse trabalho é feito com muita dedicação e apoio das entidades cadastradas, que são responsáveis pela distribuição e entrega dos produtos para a população em vulnerabilidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Abrimos um novo edital para atualizarmos a nossa rede de instituições parceiras, buscando atender mais famílias que passam por necessidade durante a pandemia”, completa Aline.

Distribuição

O credenciamento é exclusivo para organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuem na cidade de São Paulo. Se aprovada, a entidade será responsável pela distribuição de insumos recebidos pelo Banco de Alimentos, destinadas para a população em situação de vulnerabilidade.

A entidade interessada deve apresentar presencialmente uma série de documentos, além do preenchimento dos anexos disponíveis no edital. É solicitada também a apresentação de fotos que ilustrem a estrutura da instituição, como as áreas internas, fachada, estoque e área de manipulação de alimentos.

A entidade obrigatoriamente deverá possuir um certificado de boas práticas na manipulação de alimentos, reconhecido pela vigilância sanitária ou pela Cosan – Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional. Em decorrência da pandemia do coronavírus, o edital permite a entrega do certificado emitido em cursos on-line que possuem o reconhecimento da vigilância sanitária.

As inscrições serão analisadas por uma Comissão de Avaliação, composta por técnicos e servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o resultado será publicado no Diário Oficial da Cidade e no site: www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento.

Caso o edital receba mais de 50 cadastros de entidades aptas a participarem do programa, a comissão utilizará critérios para a avaliação das propostas, cada item terá objetivos com uma pontuação de prioridade. São eles: 1 – Território de atuação; 2 – Público-alvo majoritário; 3 – Tempo de experiência da entidade; 4 – Experiência na execução de atividades voltadas para a geração de renda, qualificação profissional e/ou desenvolvimento social. Todo o detalhamento está disponível no anexo do edital.

Documentos

A relação de documentos deverá ser entregue em um envelope único até segunda-feira, 17 de agosto, no Cresan Vila Maria, localizado na Rua Sobral Junior, 264, das 8h às 17h, somente em dias úteis. Para evitar aglomerações, é indicado que apenas uma pessoa por entidade efetue a inscrição presencialmente.

Acesse e faça o download do edital completo e modelo de cadastro: clique aqui.

Primeira chamada

No mês de julho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho abriu um edital para o credenciamento de novas entidades interessadas em ingressar no programa. Ao todo, 99 organizações manifestaram interesse em integrar a rede, sendo que 49 instituições foram aprovadas e já passam a receber insumos, cestas básicas e alimentos avulsos que são distribuídos para a população.

O resultado definitivo foi publicado na edição de 8 de agosto do Diário Oficial do município.

Sobre o Banco de Alimentos

O Programa tem como objetivo arrecadar alimentos das indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrições sanitárias para o consumo. Esses alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no Banco de Alimentos, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

A doação é submetida a uma triagem de qualidade antes de ser encaminhada às entidades assistenciais, que por sua vez, distribuem os alimentos à população, seja por meio de refeições prontas ou com pacotes de insumos.

Saiba como doar, acesse a página do Programa Banco de Alimentos no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/bancodealimentos