Notícia na íntegra

Domingo, 28 de Maio de 2023

Balanço parcial aponta Virada segura e sem violência no primeiro dia

Horário: 00:00
Estrutura foi reforçada com parceria entre Prefeitura e Estado, com grande contingente policial em todas as arenas da cidade e estratégias de observação
1670625-Virada Cultural 2023

A estrutura montada pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com o governo do Estado, por meio da Polícia Militar, garantiu tranquilidade e segurança para quem curtiu os shows do primeiro dia da Virada Cultural do Pertencimento 2023, neste sábado (27). O evento prossegue neste domingo (28) com shows nas 12 arenas instaladas em todas as regiões. 

Os dados parciais da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana, e pela Polícia Militar apontam que não foram atendidas ocorrências de gravidade ou violência. 

O balanço positivo é resultado da estrutura inédita de segurança montada neste ano, com reforço no policiamento e o conjunto de estratégias que se mostraram eficientes em grandes aglomerações, como a revista feita por seguranças contratados para acessar o Vale do Anhangabaú. Os agentes olham bolsas e bolsos e usam detectores de metal. E, para entrar no Vale, o público passa por corredores separados por grandes.  

Além disso, policiais militares ficam posicionados em cinco cabines a cerca de 3,5 metros de altura e instaladas em pontos estratégicos da pista do Anhangabaú para ter uma visão mais abrangente da multidão, o que ajuda a coibir tumultos seguidos de arrastões. 

A parceria entre Prefeitura e Estado resultou em uma grande estrutura de segurança, com 720 GCMs, um aumento de 33,3% (de 540 para 720) em relação ao ano passado, e com 260 viaturas. A PM destacou 1.400 policiais militares, 300 viaturas, cinco helicópteros e drones. Também foram contratados 2.200 profissionais de segurança privada. 

O balanço parcial da Polícia Militar, divulgado nesta manhã, aponta que houve três prisões durante o evento, que conta com 12 arenas instaladas em toda a cidade, e duas das prisões foram de pessoas procuradas pela Justiça. A PM reforçou também a fiscalização de veículos irregulares. Foram vistoriados 533 automóveis, dos quais 61 foram removidos, e 285 motocicletas, das quais 9 foram removidas. Houve 127 apreensões de mercadorias comercializadas irregularmente pela GCM. 

A programação da Virada neste domingo conta com atividades para crianças na Viradinha e atrações musicais como Alceu Valença (Anhangabaú), Ferrugem (Parada Inglesa), Dilsinho (São Miguel), Melim (Butantã), MC Cabelinho (Itaquera), Pixote (Cidade Tiradentes), Turma do Pagode (M’Boi Mirim), Tierry (Heliópolis), Solange Almeida (Campo Limpo), Tarcísio do Acordeon (Parelheiros), IZA (Anhangabaú), entre outras atrações. 

A programação completa está na página viradacultural.prefeitura.sp.gov.br.   

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn