Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

Baixas Temperaturas: Assistência Social quebra recorde de atendimentos na madrugada

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) promoveu o encaminhamento de 597 pessoas para serviços de acolhimento da rede socioassistencial do município entre a noite de domingo (18) e a madrugada desta segunda-feira (19/08). O número representa um novo recorde de encaminhamentos na madrugada desde maio, quando a Prefeitura de São Paulo deflagrou a Operação Baixas Temperaturas.

A operação segue até 20 de setembro e será reforçada sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13°C ou sensação térmica equivalente.

Desde o último dia 15 de julho, as ações para acolhimento das pessoas em situação de rua foram ampliadas com uma ação intersecretarial que resultou, entre outras ações, na implementação de abrigos emergenciais. Além disso, a SMADS também está utilizando cinco ônibus em pontos de grande concentração desse público para agilizar o transporte de um número maior de pessoas.

O número de orientadores socioeducativos nas ruas durante a madrugada para abordagem e encaminhamento das pessoas para os abrigos aumentou de 30 para 50. As ações de abordagem das equipes de assistência social também foram reforçadas com mais dez veículos.

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156, que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação: o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado); citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

A SMADS também atua diariamente, das 8h às 22h, por meio dos orientadores socioeducativos dos Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS), que fazem abordagens em pontos estratégicos da cidade, ofertando encaminhamentos (para as pessoas que aceitam) a rede de acolhimento e outros serviços da rede pública. No período das 22h às 8h, a abordagem é realizada pela Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS), que deve ser acionada via Central 156.

Atualmente, a cidade tem 148 serviços para pessoas em situação de rua com aproximadamente 22 mil vagas, sendo 18.411 de acolhimento. A rede também conta com 128 Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs), que juntos disponibilizam 2.335 vagas. Para a operação foram aditadas vagas emergenciais, sendo 20 para SAICAs e 260 para a população de rua.